Abertas inscrições para o Curso Inclusão no Ensino Superior

O NUCAP, em parceria com o NAPE (Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais), dá início às inscrições para o curso de Inclusão no Ensino Superior: Deficiências, Transtornos, TDAH/Dislexia, Altas Habilidades/Superdotação. Este curso é parte do Programa de Capacitação em Inclusão e Acessibilidade.

O curso, aberto a servidores/as da UFBA, tem como objetivo promover a capacitação dos profissionais da Universidade Federal da Bahia em relação aspectos socioculturais, médicos, antropológicos e filosóficos, relativos aos diferentes tipos de limitações funcionais. A carga horária total é de 32h, divididas em 8 encontros, de  14/08/2017 a 06/09/2017às segundas e quartas-feiras, das 08 às 12h. O período de inscrições inicia hoje (01/08) se estenderá até o dia 08 de agosto ou até que se encerrem as vagas (30). Abaixo o programa do curso.

MEDICALIZAÇÃO, PRECONCEITO E CAPACITISMO:
  • (Re)construindo conceitos;
  • Estudos de caso no ensino superior.

DEFICIÊNCIA VISUAL E CEGUEIRA:
  • Aspectos médicos: conceitos e definições;
  • A construção simbólica e a formação de conceitos;
  • Organização do espaço e do tempo escolar;
  • O processo de construção da leitura e escrita;
  • Socialização e profissionalização da pessoa com deficiência;

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:
  • Deficiência intelectual x saúde mental;

DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ:
  • Aspectos médicos: conceitos e definições;

DEFICIÊNCIA FÍSICO/MOTORA:

DISLEXIA/TDAH:
  • Vivências na UFBA

ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO:
  • Altas habilidades pelo olhar do senso comum
  • Altas habilidades pelo olhar da ciência
  • Como reconhecer altas habilidades no indivíduo
  • Características cognitivas e afetivas do sujeito com altas habilidades: Encorajando potencialidades

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA:
  • Conceito, classificação e terminologia dos Transtornos do Espectro Autista frente ao DSM-V (manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais);
  • O Autismo na Educação Especial e a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva;
  • Características do Autismo;
  • Dificuldades e habilidades dos autistas;
  • Contextualização da Educação Especial na realidade universitária.

As inscrições devem ser realizadas pelo SIGRH. Para acessar o sistema clique aqui. Lembramos que as inscrições só podem ser realizadas após o cadastro no SIGRH. Caso ainda não esteja, acesse o sistema e efetue o cadastramento.

Em caso de dúvidas, clique aqui e acesse o tutorial de cadastramento, e acesse também o tutorial sobre a realização da inscrição em curso de capacitação no sistema. Para acessá-lo, clique aqui