Abertas inscrições para o Curso Inclusão no Ensino Superior
O NUCAP, em parceria com o NAPE (Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais), dá início às inscrições para o curso de Inclusão no Ensino Superior: Deficiências, Transtornos, TDAH/Dislexia, Altas Habilidades/Superdotação. Este curso é parte do Programa de Capacitação em Inclusão e Acessibilidade.
O curso, aberto a servidores/as da UFBA, tem como objetivo promover a capacitação dos profissionais da Universidade Federal da Bahia em relação aspectos socioculturais, médicos, antropológicos e filosóficos, relativos aos diferentes tipos de limitações funcionais. A carga horária total é de 32h, divididas em 8 encontros, de 14/08/2017 a 06/09/2017, às segundas e quartas-feiras, das 08 às 12h. O período de inscrições inicia hoje (01/08) se estenderá até o dia 08 de agosto ou até que se encerrem as vagas (30). Abaixo o programa do curso.
- (Re)construindo conceitos;
- Estudos de caso no ensino superior.
- Aspectos médicos: conceitos e definições;
- A construção simbólica e a formação de conceitos;
- Organização do espaço e do tempo escolar;
- O processo de construção da leitura e escrita;
- Socialização e profissionalização da pessoa com deficiência;
- Deficiência intelectual x saúde mental;
- Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano;
- Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão;
- Aspectos médicos: conceitos e definições;
- Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano;
- Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão;
- Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano;
- Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão;
- Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano;
- Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão;
- Vivências na UFBA
- Altas habilidades pelo olhar do senso comum
- Altas habilidades pelo olhar da ciência
- Como reconhecer altas habilidades no indivíduo
- Características cognitivas e afetivas do sujeito com altas habilidades: Encorajando potencialidades
- Conceito, classificação e terminologia dos Transtornos do Espectro Autista frente ao DSM-V (manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais);
- O Autismo na Educação Especial e a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva;
- Características do Autismo;
- Dificuldades e habilidades dos autistas;
- Contextualização da Educação Especial na realidade universitária.
Em caso de dúvidas, clique aqui e acesse o tutorial de cadastramento, e acesse também o tutorial sobre a realização da inscrição em curso de capacitação no sistema. Para acessá-lo, clique aqui.