Nome da Atividade: Curso de Elaboração de Anteprojetos Científicos em Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (Mestrado e Doutorado)

Carga Horária: 40 horas

Público Alvo: Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia

Objetivos: O curso em tela objetiva a instrumentalizar servidores da UFBA na elaboração e organização anteprojetos científicos, sempre orientados a processos seletivos de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico/profissional e doutorado); corresponde a processos de aprendizagem de desenvolvimento pessoal e científico dos cursistas, e recupera metodologias ativas direcionadas ao cumprimento de metas no âmbito universitário. O curso também procura sensibilizar e orientar os servidores da UFBA a desenvolver competências pertinentes à elaboração a estrutura-base de anteprojetos de pesquisa científica em Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, considerando as técnicas específicas e metodologias amplamente comprovadas.

Conteúdos Programados: Apresentação do edital de seleção; Redação científica; Tema e tópico de investigação; Problema de pesquisa; Objetivos (geral e específicos); Justificativa; Metodologia da pesquisa: - Método de procedimento, - Nível da pesquisa, -Técnicas e instrumentos, - População/ Universo e amostra; Estruturas/ elaboração do referencial teórico: - Fundamentação teórica, - Estratégias de diálogos de autores centrais e complementares; Elaboração e correção dos anteprojetos; Redação científica; Cronograma; Normas da ABNT; Estratégias para a prova oral; Apresentações dos anteprojetos.

Metodologia: Definição em classe do tema, tópico específico, problema e objetivos (geral e específicos) de pesquisa. Os cursistas apresentarão no curso suas proposições, e os mediadores orientarão quanto à elaboração do anteprojeto e à pertinência com as linhas de pesquisas indicadas pelos programas de pós-graduação. Haverá debates coletivos relativos às propostas de investigação, com o intuito de firmar os conteúdos anunciados em classe, assim como uma oficina de estratégia de pesquisa e recuperação de informações em bancos e bases de dados científicos.

Nome: Curso de Elaboração de Anteprojetos Científicos em Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (Mestrado e Doutorado)

Vagas: 35 (as vagas serão preenchidas com base na ordem de inscrição)

Carga Horária: 40 horas

Atividades Realizadas à Distância: Sim. (Curso remoto síncrono e assíncrono, com materiais didáticos eletrônicos)

Período de Realização: De 25/08/2021 a 23/09/2021

Horário: De 14:00 às 18:00 (todas as quartas e quintas)

Período de Inscrição: De 12/08/2021 08:00 a 19/08/2021 18:00 (ou enquanto durarem as vagas)

Instrutores/Professores: José Carlos Sales dos Santos

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição.