Inclusão no Ensino Superior
Promover a capacitação dos profissionais da Universidade Federal da Bahia em relação aspectos socioculturais, médicos, antropológicos e filosóficos, relativos aos diferentes tipos de limitações funcionais: Visual, Auditiva, Intelectual, Físico/Motora, Transtorno do Espectro Autista, TDAH/Dislexia, Altas habilidades/Superdotação, através de abordagem crítica para a compreensão e inserção das PCDs no contexto universitário.
Medicalização, preconceito e capacitismo: (re)construíndo conceitos.
Deficiência visual: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão.
Deficiência auditiva/Surdez: o Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão.
Deficiência intelectual: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão.
Deficiência física e motora: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão.
Dislexia/TDAH: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão.
Deficiência múltipla: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão.
Transtorno do Espectro Autista: Conceito, classificação e terminologia dos Transtornos do Espectro Autista frente ao DSM-V (manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais); O Autismo na Educação Especial e a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; Características do Autismo; Dificuldades e habilidades dos autistas; o Contextualização da Educação Especial na realidade universitária.
Altas habilidades/Superdotação: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão.