Inclusão no Ensino Superior

Objetivos: 

Promover a capacitação dos profissionais da Universidade Federal da Bahia em relação aspectos socioculturais, médicos, antropológicos e filosóficos, relativos aos diferentes tipos de limitações funcionais: Visual, Auditiva, Intelectual, Físico/Motora, Transtorno do Espectro Autista, TDAH/Dislexia, Altas habilidades/Superdotação, através de abordagem crítica para a compreensão e inserção das PCD’s no contexto universitário.

Categoria: 
Presenciais
Carga Horária: 
32h
Local: 
PAF II - Sala 108
Calendário: 
14/08/2017 a 06/09/2017, segundas e quartas, 8h às 12h
Curso: 
Inclusão no Ensino Superior
Ementas: 

Medicalização, preconceito e capacitismo: (re)construíndo conceitos. •

Deficiência visual: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão. •

Deficiência auditiva/Surdez: o Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão. •

Deficiência intelectual: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão. •

Deficiência física e motora: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão. •

Dislexia/TDAH: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão. •

Deficiência múltipla: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão. •

Transtorno do Espectro Autista: Conceito, classificação e terminologia dos Transtornos do Espectro Autista frente ao DSM-V (manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais); O Autismo na Educação Especial e a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; Características do Autismo; Dificuldades e habilidades dos autistas; o Contextualização da Educação Especial na realidade universitária. •

Altas habilidades/Superdotação: Aspectos médicos x sociais e seus impactos no cotidiano; Estratégias educacionais para o trabalho de inclusão.

Status: 
Encerrados