Ateliê Didático
Objetivo geral:
Analisar criticamente as formas que possuem os professores de tratar didaticamente (competências didáticas) os objetos de conhecimento em relação aos sujeitos da aprendizagem (alunado), a partir de um trabalho teórico-vivencial a fim de ressignificar tais conhecimentos, reconstruindo assim sua profissionalidade.
Específicos
Mobilizar conteúdos, saberes didático-pedagógicos (planejamento de ensino, mediação didática, uso de recursos didáticos e formas de avaliação) percebidos pelos professores em atividades práticas dos ateliês;
Fazer uso desses saberes em situações didáticas simuladas.
Estudo da docência no ensino superior, seu objeto e saberes didático-pedagógicos. Reflexões sobre a construção da identidade profissional do docente do ensino superior. Estabelecimento de relações entre currículo, formação e docência. Debate acerca das concepções de educação e teorias pedagógicas no contexto universitário. Caracterização das relações fundamentais e estruturantes do processo didático: ensino-aprendizagem. Problematização da definição de objetivos e seleção de conteúdos. Abordagem de métodos e técnicas de ensino. Reflexão sobre avaliação do processo ensino-aprendizagem. Reflexões sobre as relações interpessoais na sala de aula. Busca da compreensão e desenvolvimento de atividades relativas à organização da prática pedagógica: o processo do planejamento e elementos didáticos constitutivos.