Curso: Ateliê Didático Avançado: Decolonialidade e Cibercultura (T1 - 2024.1) CURSO SUSPENSO

 

                                                                                                                  Informações da Atividade de Capacitação

                                                                                                         Pré-requisito Certificação no Ateliê Didatico

                                                                             (Devido ao baixo quantitativo de inscritos neste curso, informamos que o curso foi suspenso)

 

Nome da Atividade: Ateliê Didático Avançado: Decolonialidade e Cibercultura - T1 2024.1

Tipo da Atividade: Curso

Carga Horária: 35h

Modalidade: Híbrida

Público-Alvo: Docentes da UFBA, efetivos ou substitutos, que já cursaram o Ateliê Didático, com aproveitamento.

Vagas: 30

Período de Realização: 19/04 a 14/06 (Questionário pré-curso 15/04 e pós-curso 21/06)

Dias/Horário: Sexta, das 14h às 17h30

Período de Inscrição: De 28/03 a 08/04/2024,  23h59

Link de Inscrição: https://sigrh.ufba.br/

Divulgação dos inscritos: 12/4/2024

Promoção: NUFAP/Prograd e NUCAP/Prodep

Objetivos Gerais: Ressignificar sua práxis pedagógica a partir da compreensão do papel do professor universitário na instituição de processos formacionais que se qualificam pelo ato de planejamento de ensino-aprendizagem do forma contextualizada com questões da contemporaneidade (especificamente nos campos da Decolonialidade e da Cibercultura).

Objetivos Específicos: Refletir sobre as questões relacionadas às temáticas da Decolonialidade e da Cibercultura e sua relevância nos processos formacionais desenvolvidos na Universidade; Vivenciar as técnicas didáticas do Cardápio Pedagógico, buscando interlocução com a prática docente e com situações advindas do cotidiano da sala de aula; aprofundar o uso de mapas conceituais como dispositivos para subsidiar a formulação de objetivos e seleção de conteúdos de sequências didáticas. Conhecer o caminho metodológico das sequências didáticas e criar uma proposta de abordagem didática nesta perspectiva.                                                        

Metodologia: As aulas ocorrerão presencialmente na Escola de Administração da UFBA e será usado o AVA Moodle com a finalidade de ampliar as possibilidades de interação e compartilhamento de conhecimentos entre os docentes e a equipe de formação.

Instrutores/Professores:

Ana Verena Madeira, Cristina d´Ávila, Deboraci Prates, Denise Guerra, Giovana Zen e Maria Carolina Souza

                                                        Cronograma - Ateliê Didático Avançado (T1) - 2024.1




TEMA:  Acolhimento e Apresentação da Proposta Formacional


 


 


 


Data/ Período


Modo


Assuntos e atividades


Tempo aluno (h)


Professoras e Tutoras


Tempo tutoria


15/04

(Pré-curso)


1. Moodle


Responder ao questionário diagnóstico.


0,5


 


 


SEXTA

19/04   

  14 às 17h30


2. Presencial


Acolhimento curso; Síntese turma (perfil e expectativas); Roda de Conversa(ção): questão, problema, contexto para mobilizar a roda com base nos temas contemporâneas - Dinâmica Integradora

(Orientação p/: 1. Diário e 2. Fórum Temático)


3,5


Denise (3,5h)

Cristina (3,5h)

Todas


 


TEMA:  Questões Emergentes: Decolonialidade e Cibercultura


 


 


 


SEXTA

26/04  

  14 às 17h30


3. Presencial

 


Sala 1 - Fundamentação sobre as temáticas: Decolonialidade

Sala 2 - Fundamentação sobre as temáticas: Cibercultura


3,5


Denise (3,5h)

Deboraci (3,5h)

 

Ma. Carolina (3,5h)

Ana Verena (3,5h)


 


26/04 a 03/05


   4. Moodle


Debate no Fórum Temático e Diário do Professor


0,5


Daniele


2


TEMA:  Formulação objetivos e seleção de conteúdos


 


 


 


SEXTA

03/05  

  14 às 17h30


5. Presencial


Oficina de Mapas conceituais p/ Formulação de objetivos e seleção de conteúdos para a SD


3,5


Ma. Carolina (3,5h)           

Ana Verena (3,5h)


 


Até 10/05


 6. Moodle


Envio do mapa conceitual para o AVA


1


Daniele


2


TEMA: Fundamentos da Sequência Didática (SD)


 


 


 


SEXTA

10/05   

  14 às 17h30


7. Presencial


Exposição Dialogada sobre Fundamentos da Sequência Didática (SD) e Discussão do roteiro estrutural da Sequência Didática (destaque p/ Avaliação)


3,5


Giovana (3,5h)
Ana Verena (3,5h)


 


10  a 16/05


  8. Moodle


Continuação da debate no Fórum Temático e Diário do Professor


0,5


Daniele


2


TEMA:  Técnicas de Ensino


Sexta

17/05

14 às 17h30


9. Presencial


Escolha de técnicas de ensino-aprendizagem da SD: Cardápio Pedagógico


3


Cristina (3,5h)

Giovana (3,5h)


 


17 a 23/05


  10. Moodle


Continuação da debate no Fórum Temático e Diário do Professor


0,5


Daniele


2


TEMA:  Criando uma Sequência Didática


SEXTA

24/05   

  14 às 17h30


11. Presencial


Sala 1 - Elaboração da Sequência Didática: Problema, Objetivo Geral, Articulação com a Temática: Decolonialidade

Sala 2 - Elaboração da Sequência Didática: Problema, Objetivo Geral, Articulação com a Temática: Cibercultura


3,5


Denise (3,5h)

Deboraci (3,5h)

 

 

Ma. Carolina (3,5h)

Ana Verena (3,5h)


 


24/5 a 07/06


12. Moodle


Finalizar a sequência didática elaborada inicialmente em sala e postar no AVA


1,5


Daniele


3


TEMA:  Compartilhamento das Sequências Didáticas. Síntese do Curso


 


 


 


SEXTA

07/06   

  14 às 17h30


13. Presencial


Apresentação da Sequência Didática - Sala 1 (Decolonialidade) - Poster A3


3,5


Deboraci (3,5h)

Denise (3,5h)


 


TEMA:  Compartilhamento das Sequências Didáticas e Encerramento do Curso


 


 


 


SEXTA

14/06  

  14 às 17h30


14. Presencial


Apresentação da Sequência Didática - Sala 2 (Cibercultura) - Poster A3
Encerramento do Curso


3,5


Ma. Carolina (3,5h)

Giovana (3,5h) (Ana)


 


17/06


15. Moodle


Postagem da SD, Encerramento do Fórum Temático


0,5


Daniele


   4


Pós-curso


Até 21/06

(Pós-curso)


16. Moodle


Responder ao questionário de avaliação


 


 


 


35 Horas-aluno

28 horas presenciais

7 horas online assíncronas


Horas-docentes

70 horas instrutoria

15 horas  tutoria

Como se inscrever em um curso:

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.

2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.

3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição

4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de

cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone, que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar

Inscrição.