Curso: Ateliê Didático Avançado: Decolonialidade e Cibercultura (T1 - 2024.1) CURSO SUSPENSO
Informações da Atividade de Capacitação
Pré-requisito Certificação no Ateliê Didatico
(Devido ao baixo quantitativo de inscritos neste curso, informamos que o curso foi suspenso)
Nome da Atividade: Ateliê Didático Avançado: Decolonialidade e Cibercultura - T1 2024.1
Tipo da Atividade: Curso
Carga Horária: 35h
Modalidade: Híbrida
Público-Alvo: Docentes da UFBA, efetivos ou substitutos, que já cursaram o Ateliê Didático, com aproveitamento.
Vagas: 30
Período de Realização: 19/04 a 14/06 (Questionário pré-curso 15/04 e pós-curso 21/06)
Dias/Horário: Sexta, das 14h às 17h30
Período de Inscrição: De 28/03 a 08/04/2024, 23h59
Link de Inscrição: https://sigrh.ufba.br/
Divulgação dos inscritos: 12/4/2024
Promoção: NUFAP/Prograd e NUCAP/Prodep
Objetivos Gerais: Ressignificar sua práxis pedagógica a partir da compreensão do papel do professor universitário na instituição de processos formacionais que se qualificam pelo ato de planejamento de ensino-aprendizagem do forma contextualizada com questões da contemporaneidade (especificamente nos campos da Decolonialidade e da Cibercultura).
Objetivos Específicos: Refletir sobre as questões relacionadas às temáticas da Decolonialidade e da Cibercultura e sua relevância nos processos formacionais desenvolvidos na Universidade; Vivenciar as técnicas didáticas do Cardápio Pedagógico, buscando interlocução com a prática docente e com situações advindas do cotidiano da sala de aula; aprofundar o uso de mapas conceituais como dispositivos para subsidiar a formulação de objetivos e seleção de conteúdos de sequências didáticas. Conhecer o caminho metodológico das sequências didáticas e criar uma proposta de abordagem didática nesta perspectiva.
Metodologia: As aulas ocorrerão presencialmente na Escola de Administração da UFBA e será usado o AVA Moodle com a finalidade de ampliar as possibilidades de interação e compartilhamento de conhecimentos entre os docentes e a equipe de formação.
Instrutores/Professores:
Ana Verena Madeira, Cristina d´Ávila, Deboraci Prates, Denise Guerra, Giovana Zen e Maria Carolina SouzaCronograma - Ateliê Didático Avançado (T1) - 2024.1
TEMA: Acolhimento e Apresentação da Proposta Formacional |
|
|
|
||
Data/ Período |
Modo |
Assuntos e atividades |
Tempo aluno (h) |
Professoras e Tutoras |
Tempo tutoria |
15/04 (Pré-curso) |
1. Moodle |
Responder ao questionário diagnóstico. |
0,5 |
|
|
SEXTA 19/04 14 às 17h30 |
2. Presencial |
Acolhimento curso; Síntese turma (perfil e expectativas); Roda de Conversa(ção): questão, problema, contexto para mobilizar a roda com base nos temas contemporâneas - Dinâmica Integradora (Orientação p/: 1. Diário e 2. Fórum Temático) |
3,5 |
Denise (3,5h) Cristina (3,5h) Todas |
|
TEMA: Questões Emergentes: Decolonialidade e Cibercultura |
|
|
|
||
SEXTA 26/04 14 às 17h30 |
3. Presencial
|
Sala 1 - Fundamentação sobre as temáticas: Decolonialidade Sala 2 - Fundamentação sobre as temáticas: Cibercultura |
3,5 |
Denise (3,5h) Deboraci (3,5h)
Ma. Carolina (3,5h) Ana Verena (3,5h) |
|
26/04 a 03/05 |
4. Moodle |
Debate no Fórum Temático e Diário do Professor |
0,5 |
Daniele |
2 |
TEMA: Formulação objetivos e seleção de conteúdos |
|
|
|
||
SEXTA 03/05 14 às 17h30 |
5. Presencial |
Oficina de Mapas conceituais p/ Formulação de objetivos e seleção de conteúdos para a SD |
3,5 |
Ma. Carolina (3,5h) Ana Verena (3,5h) |
|
Até 10/05 |
6. Moodle |
Envio do mapa conceitual para o AVA |
1 |
Daniele |
2 |
TEMA: Fundamentos da Sequência Didática (SD) |
|
|
|
||
SEXTA 10/05 14 às 17h30 |
7. Presencial |
Exposição Dialogada sobre Fundamentos da Sequência Didática (SD) e Discussão do roteiro estrutural da Sequência Didática (destaque p/ Avaliação) |
3,5 |
Giovana (3,5h) |
|
10 a 16/05 |
8. Moodle |
Continuação da debate no Fórum Temático e Diário do Professor |
0,5 |
Daniele |
2 |
TEMA: Técnicas de Ensino |
|||||
Sexta 17/05 14 às 17h30 |
9. Presencial |
Escolha de técnicas de ensino-aprendizagem da SD: Cardápio Pedagógico |
3 |
Cristina (3,5h) Giovana (3,5h) |
|
17 a 23/05 |
10. Moodle |
Continuação da debate no Fórum Temático e Diário do Professor |
0,5 |
Daniele |
2 |
TEMA: Criando uma Sequência Didática |
|||||
SEXTA 24/05 14 às 17h30 |
11. Presencial |
Sala 1 - Elaboração da Sequência Didática: Problema, Objetivo Geral, Articulação com a Temática: Decolonialidade Sala 2 - Elaboração da Sequência Didática: Problema, Objetivo Geral, Articulação com a Temática: Cibercultura |
3,5 |
Denise (3,5h) Deboraci (3,5h)
Ma. Carolina (3,5h) Ana Verena (3,5h) |
|
24/5 a 07/06 |
12. Moodle |
Finalizar a sequência didática elaborada inicialmente em sala e postar no AVA |
1,5 |
Daniele |
3 |
TEMA: Compartilhamento das Sequências Didáticas. Síntese do Curso |
|
|
|
||
SEXTA 07/06 14 às 17h30 |
13. Presencial |
Apresentação da Sequência Didática - Sala 1 (Decolonialidade) - Poster A3 |
3,5 |
Deboraci (3,5h) Denise (3,5h) |
|
TEMA: Compartilhamento das Sequências Didáticas e Encerramento do Curso |
|
|
|
||
SEXTA 14/06 14 às 17h30 |
14. Presencial |
Apresentação da Sequência Didática - Sala 2 (Cibercultura) - Poster A3 |
3,5 |
Ma. Carolina (3,5h) Giovana (3,5h) (Ana) |
|
17/06 |
15. Moodle |
Postagem da SD, Encerramento do Fórum Temático |
0,5 |
Daniele |
4 |
Pós-curso |
|||||
Até 21/06 (Pós-curso) |
16. Moodle |
Responder ao questionário de avaliação |
|
|
|
35 Horas-aluno 28 horas presenciais 7 horas online assíncronas |
Horas-docentes 70 horas instrutoria 15 horas tutoria |
Como se inscrever em um curso:
1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.
2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.
3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição
4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de
cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.
5. Para iniciar a inscrição clique no ícone, que aparece ao lado da turma desejada.
6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar
Inscrição.