Curso Ateliê Didático On Line (T14 - 2022.2)

Objetivos: 

Nome da Atividade: Curso Ateliê Didático Online (T14 - 2022.2)

Tipo da Atividade: Curso

Carga Horária: 40 horas

Público Alvo: Docentes da UFBA, efetivos ou substitutos

Objetivos Gerais: * Ressignificar sua práxis pedagógica como docente mediante a aprendizagem vivencial de conhecimentos e saberes didático-pedagógicos; * Buscar nas trajetórias pessoais os traços que influenciaram e influenciam a escolha da profissão como professores/as universitários/as, ressignificando suas identidades profissionais como docentes.

Específicos: * Evidenciar compreensão sobre o papel do professor universitário frente aos desafios da sociedade do conhecimento e da informação: seus dilemas, sua identidade, saberes e profissionalidade; * Conhecer e ressignificar abordagens pedagógicas dirigidas à educação superior; * Conhecer diferentes concepções de currículo e inter-relacionar o planejamento de ensino ao Projeto Pedagógico dos Cursos. * Refletir sobre o perfil do estudante UFBA; * Conhecer e analisar os tipos, etapas e estruturantes do planejamento de ensino numa perspectiva dialética e crítica; * Operacionalizar o planejamento didático, redimensionando suas experiências com vistas à exercitação da prática pedagógica; * Refletir sobre métodos e técnicas de ensino e aprendizagem numa abordagem crítica, construtiva, participativa e criativa; * Refletir e ressignificar conceitos e práticas de avaliação da aprendizagem.

Conteúdos Programados: Dilemas da docência na Educação Universitária; Concepções pedagógicas; Identidade e saberes docentes; Currículo e formação; Planejamento de Ensino; Mediação Didática e Cognitiva; Perfil e Questões do Estudante UFBA, Metodologia de ensino-aprendizagem; Avaliação da aprendizagem.

Metodologia. O curso será desenvolvido através do AVA UFBA (moodle), interface Big Blue Button (BBB). Terá abordagem pedagógica afeita à Educação Online (EOL) e à Didática sensível, priorizando aspectos de interatividade, aprendizagem colaborativa e a experiência formacional. As aulas ocorrerão sempre das 8h30 às 11h30, com duração de 3 horas portanto, com duas professoras doutoras, com expertises complementares de campos da didática e docência do ensino superior, desenvolvendo a instrutoria do grupo de estudantes. As atividades assíncronas serão via Plataforma Moodle, contando com acompanhamento e devolutiva de tutoras, pedagogas, que serão responsáveis, cada uma, por um grupo de até 25 estudantes ao longo de todo o curso.

 Informações da Turma

Nome: Ateliê Didático (T14 - 2022.2)

Vagas para servidores: 50

Carga Horária: 40 horas

Atividades Realizadas à Distância: As atividades síncronas e assíncronas via Plataforma Moodle (AVA UFBA)

Período de Inscrição: 14/09 a 30/09/2022

Período de Realização: 7/10 a 02/12/2022

Dias/Horas: Sexta das 08:30h as 11:30h

Evento: Programa de Formação Pedagógica do Docente UFBA - ForPed - NUFAP/PROGRAD

 

Professoras

ANA VERENA MAGALHAES MADEIRA

DANIELE DOS SANTOS LIMA

DEBORACI PRATES

DENISE MOURA DE JESUS GUERRA

GIOVANA CRISTINA ZEN

MARIA CAROLINA DE SOUZA SAMPAIO

 

Como se inscrever em um curso:

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrado.

2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.

3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição

4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone, que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição.***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas. ***

 

 

Categoria: 
A Distância
Status: 
Encerrados