Curso Ateliê Didático (T15 - 2023.1)

Informações da Atividade de Capacitação

Nome da Atividade: Curso Ateliê Didático (T15 - 2023.1)

Tipo da Atividade: Curso

Vagas para Docentes: 40

Carga Horária: 44

Público Alvo: Docentes da UFBA, efetivos ou substitutos

Período de Realização: De 25/04 a 20/06/2023 (Local Sala 01 da Escola de Administração da UFBA)

Dias/horário: Terça das 14h às 17h

Período de Inscrição: De 10/04 a 17/04/2023 das 8h as 23h59

Link de Inscrição: www.sigrh.ufba

Divulgação dos inscritos: 20/04/2023

Objetivos Gerais: Ressignificar sua práxis pedagógica como docente mediante a aprendizagem vivencial de conhecimentos e saberes didático-pedagógicos;buscar nas trajetórias pessoais os traços que influenciaram e influenciam a escolha da profissão como professores (as) universitários (as), ressignificando suas identidades profissionais como docentes. Objetivos Específicos: Evidenciar compreensão sobre o papel do professor universitário frente aos desafios da sociedade do conhecimento e da informação: seus dilemas, sua identidade, saberes e profissionalidade. Conhecer e ressignificar abordagens pedagógicas dirigidas à educação superior. Conhecer diferentes concepções de currículo e inter-relacionar o planejamento de ensino ao Projeto Pedagógico dos Cursos. Refletir sobre o perfil do estudante UFBA, sobretudo suas singularidades no contexto da educação mediada pelas Tecnologias digitais.  Conhecer e analisar os tipos, etapas e estruturantes do planejamento de ensino numa perspectiva dialética e crítica. Operacionalizar o planejamento didático, redimensionando suas experiências com vistas à exercitação da prática pedagógica. Refletir sobre métodos e técnicas de ensino e aprendizagem numa abordagem crítica, construtiva, participativa, criativa, dirigidas à educação mediada pelas Tecnologias digitais.  Refletir e ressignificar conceitos e práticas de avaliação da aprendizagem.

 

PROGRAMAÇÃO



TEMA:  Acolhimento e Apresentação da Proposta Formacional

 


 


 


Data/

Período


Modo


Assuntos e atividades


Tempo aluno (horas)


Professoras e Tutoras


Tempo tutoria (horas)


21/4

(Pré-curso)


1. Moodle


Responder ao questionário diagnóstico.


1


 

Daniele (G1)

Daiane (G2)


1


TERÇA

25/4   

  14 às 17 horas


2. Presencial


Acolhimento curso; Síntese turma (perfil e expectativas); Dilemas da docência

(Orientação p/: 1. Diário e 2. Leitura do texto sobre Concepções)


3


Maria Carolina (3 horas) 

Ana Verena (3 horas)


 


TEMA:  Concepções Pedagógicas e Dilemas Docentes


 


 


 


26/4 a 1/5


3. Moodle


Ler texto sobre Concepções Pedagógicas, levantando questões para a aula seguinte.


2


Daniele (G1)

Daiane (G2)


2


TERÇA

2/5   

  14 às 17 h


4. Online Síncrono


Concepções pedagógicas e Síntese dos dilemas docentes. Identidade docente                   

(Orientações p/: 1. Vídeo sobre Planejamento e 2. Constelação identitária)


3


Denise (3 horas)

Giovana (3 horas)


 


TEMA: Planejamento de Ensino


 


 


 


3 a 8/5


5. Moodle


Assistir o vídeo Planejamento, levantando questões para a aula seguinte.

Elaborar e postar a Constelação Identitária.


3


Daniele (G1)

Daiane (G2)


2


TERÇA

9/5   

  14 às 17h


6. Online Síncrono


Planejamento de Ensino

(Orientações para: 1. Mapeamento de conteúdos; 2. Ressignificação do plano - objetivos e conteúdo; 3. Filme aula  Estudante)


3


Denise (3 horas)

Daniele (3 horas)


 


10 a 15/5


7. Assíncrono no Moodle


Elaborar o mapeamento de conteúdos e postar.

Postar plano ressignificado em relação aos objetivos e conteúdo e postar (versão 1)

Assistir filme aula Estudante


3


Daniele (G1)

Daiane (G2)


3


TEMA:  Estudante


 


 


 


TERÇA

16/5   

14 às 17h


8. Presencial


Perfil e Questões do Estudante UFBA

(Orientações para: 1. Fórum Currículo e 2. Documentos acadêmicos Currículo)


3


Denise (3 horas)            Deboraci (3 horas)


 

 





TEMA:  Currículo


17 a 22/5


9. Moodle


Leituras e Fórum sobre Currículo


1


Daniele (G1)

Daiane (G2)


1


TERÇA

23/5   

14 às 17h


10. Presencial


A relação entre currículo e formação na universidade


3


Denise (3 horas)

Ana Verena (3 horas)


 


23 a 29/5


11. Moodle


Segue o Fórum sobre Currículo


1


Daniele (G1)

Daiane (G2)


1


TEMA:  Mediação


 


 


 


TERÇA

30/5   

14 às 17h


12. Online Síncrono


Mediação Didática e Cognitiva e Metodologia de ensino-aprendizagem 1

(Orientação para formulação do item "Metodologia" do plano)


3


Denise (3 horas)

Maria Carolina (3 horas)


 


31/5 a 5/6


13. Moodle


Formular o item "Metodologia" do plano


1


 


 


TEMA:  Metodologia 


 


 


 


TERÇA

6/6   

14 às 17h


14. Presencial


Metodologia de ensino-aprendizagem 2 (c/ Extensão)

(Orientação para produção de ACCS ou “Atividade de Extensão”)


3


Ana Verena (3 horas)

Maria Carolina (3 horas)


 


7 a 12/ 6


15. Moodle


Formular uma ACCS ou uma Atividade de Extensão


1


Daniele (G1)

Daiane (G2)


2


TEMA:  Avaliação


TERÇA

13/6   

14 às 17h


16. Presencial


Avaliação da aprendizagem  

(Orientação para ressignificação do item "Avaliação" do Plano)


3


Giovana (3 horas)

Denise (3 horas)


 


14 a 19/6


17. Moodle


Formular o item "Avaliação" no plano e postar a versão final do Plano ressignificado (versão 2)


1


Daniele (G1)

Daiane (G2)


2


Síntese e encerramento do Curso


25/4  a 14/6


18. Moodle


Desenvolver o Diário de Formação


3


Daniele (G1)

Daiene (G2)


3


TERÇA

20/6

14 às 17h


19. Presencial


Síntese e encerramento do Curso

(Orientação questionário, avaliação e certificação)


3


Ma Carolina (3 horas)

Giovana (3 horas)


 


30/6

(Pós-curso)


20. Moodle


Responder ao questionário de avaliação


 


 


 

Metodologia: O curso será desenvolvido em salas de aula físicas e através da Plataforma RNP integrada ao AVA UFBA na interface Big Blue Button (BBB), com abordagem pedagógica afeita à Educação Online (EOL) e à Didática sensível, priorizando aspectos de interatividade, aprendizagem colaborativa e a experiência formacional.

Instrutores/Professores: Ana Verena Madeira, Daniele Lima, Deboraci Prates, Denise Guerra, Giovana Zen, Maria Carolina Souza Cristina d´Ávila e Daiane Luz e Daniele Lima

Investimento na Ação de  Desenvolvimento: R$ 14.596,50

Como se inscrever em um curso:

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.

2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.

3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição

4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone, que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição. ***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas. ***