Curso Ateliê Didático (T15 - 2023.1)

Ementas: 

                                                                                                Informações da Atividade de Capacitação

Nome da Atividade: Curso Ateliê Didático (T15 - 2023.1)

Tipo da Atividade: Curso

Vagas para Docentes: 50

Carga Horária: 40

Público Alvo: Docentes da UFBA, efetivos ou substitutos

Período de Realização: De 25/04 a 20/06/2023

Dias/horário: Terça das 14h às 17h

Período de Inscrição: De 10/04 a 17/04/2023

Link de Inscrição: www.sigrh.ufba

Divulgação dos inscritos: 19/04/2023

Objetivos Gerais: Ressignificar sua práxis pedagógica como docente mediante a aprendizagem vivencial de conhecimentos e saberes didático-pedagógicos;buscar nas trajetórias pessoais os traços que influenciaram e influenciam a escolha da profissão como professores (as) universitários (as), ressignificando suas identidades profissionais como docentes. Objetivos Específicos: Evidenciar compreensão sobre o papel do professor universitário frente aos desafios da sociedade do conhecimento e da informação: seus dilemas, sua identidade, saberes e profissionalidade. Conhecer e ressignificar abordagens pedagógicas dirigidas à educação superior. Conhecer diferentes concepções de currículo e inter-relacionar o planejamento de ensino ao Projeto Pedagógico dos Cursos. Refletir sobre o perfil do estudante UFBA, sobretudo suas singularidades no contexto da educação mediada pelas Tecnologias digitais.  Conhecer e analisar os tipos, etapas e estruturantes do planejamento de ensino numa perspectiva dialética e crítica. Operacionalizar o planejamento didático, redimensionando suas experiências com vistas à exercitação da prática pedagógica. Refletir sobre métodos e técnicas de ensino e aprendizagem numa abordagem crítica, construtiva, participativa, criativa, dirigidas à educação mediada pelas Tecnologias digitais.  Refletir e ressignificar conceitos e práticas de avaliação da aprendizagem.

                                                                                                                  PROGRAMAÇÃO

TEMA:  Acolhimento e Apresentação da Proposta Formacional

 

 

 

Data/

Período

Modo

Assuntos e atividades

Tempo aluno (horas)

Professoras e Tutoras

Tempo tutoria (horas)

21/4

(Pré-curso)

1. Moodle

Responder ao questionário diagnóstico.

1

 

Daniele (G1)

Daiane (G2)

1

TERÇA

25/4   

  14 às 17 horas

2. Presencial

Acolhimento curso; Síntese turma (perfil e expectativas); Dilemas da docência

(Orientação p/: 1. Diário e 2. Leitura do texto sobre Concepções)

3

Maria Carolina (3 horas) 

Ana Verena (3 horas)

 

TEMA:  Concepções Pedagógicas e Dilemas Docentes

 

 

 

26/4 a 1/5

3. Moodle

Ler texto sobre Concepções Pedagógicas, levantando questões para a aula seguinte.

2

Daniele (G1)

Daiane (G2)

2

TERÇA

2/5   

  14 às 17 h

4. Online Síncrono

Concepções pedagógicas e Síntese dos dilemas docentes. Identidade docente                   

(Orientações p/: 1. Vídeo sobre Planejamento e 2. Constelação identitária)

3

Denise (3 horas)

Giovana (3 horas)

 

TEMA: Planejamento de Ensino

 

 

 

3 a 8/5

5. Moodle

Assistir o vídeo Planejamento, levantando questões para a aula seguinte.

Elaborar e postar a Constelação Identitária.

3

Daniele (G1)

Daiane (G2)

2

TERÇA

9/5   

  14 às 17h

6. Online Síncrono

Planejamento de Ensino

(Orientações para: 1. Mapeamento de conteúdos; 2. Ressignificação do plano - objetivos e conteúdo; 3. Filme aula  Estudante)

3

Denise (3 horas)

Daniele (3 horas)

 

10 a 15/5

7. Assíncrono no Moodle

Elaborar o mapeamento de conteúdos e postar.

Postar plano ressignificado em relação aos objetivos e conteúdo e postar (versão 1)

Assistir filme aula Estudante

3

Daniele (G1)

Daiane (G2)

3

TEMA:  Estudante

 

 

 

TERÇA

16/5   

14 às 17h

8. Presencial

Perfil e Questões do Estudante UFBA

(Orientações para: 1. Fórum Currículo e 2. Documentos acadêmicos Currículo)

3

Denise (3 horas)            Deboraci (3 horas)

 

 

 

TEMA:  Currículo

17 a 22/5

9. Moodle

Leituras e Fórum sobre Currículo

1

Daniele (G1)

Daiane (G2)

1

TERÇA

23/5   

14 às 17h

10. Presencial

A relação entre currículo e formação na universidade

3

Denise (3 horas)

Ana Verena (3 horas)

 

23 a 29/5

11. Moodle

Segue o Fórum sobre Currículo

1

Daniele (G1)

Daiane (G2)

1

TEMA:  Mediação

 

 

 

TERÇA

30/5   

14 às 17h

12. Online Síncrono

Mediação Didática e Cognitiva e Metodologia de ensino-aprendizagem 1

(Orientação para formulação do item "Metodologia" do plano)

3

Denise (3 horas)

Maria Carolina (3 horas)

 

31/5 a 5/6

13. Moodle

Formular o item "Metodologia" do plano

1

 

 

TEMA:  Metodologia 

 

 

 

TERÇA

6/6   

14 às 17h

14. Presencial

Metodologia de ensino-aprendizagem 2 (c/ Extensão)

(Orientação para produção de ACCS ou “Atividade de Extensão”)

3

Ana Verena (3 horas)

Maria Carolina (3 horas)

 

7 a 12/ 6

15. Moodle

Formular uma ACCS ou uma Atividade de Extensão

1

Daniele (G1)

Daiane (G2)

2

TEMA:  Avaliação

TERÇA

13/6   

14 às 17h

16. Presencial

Avaliação da aprendizagem  

(Orientação para ressignificação do item "Avaliação" do Plano)

3

Giovana (3 horas)

Denise (3 horas)

 

14 a 19/6

17. Moodle

Formular o item "Avaliação" no plano e postar a versão final do Plano ressignificado (versão 2)

1

Daniele (G1)

Daiane (G2)

2

Síntese e encerramento do Curso

25/4  a 14/6

18. Moodle

Desenvolver o Diário de Formação

3

Daniele (G1)

Daiene (G2)

3

TERÇA

20/6

14 às 17h

19. Presencial

Síntese e encerramento do Curso

(Orientação questionário, avaliação e certificação)

3

Ma Carolina (3 horas)

Giovana (3 horas)

 

30/6

(Pós-curso)

20. Moodle

Responder ao questionário de avaliação

 

 

 

Metodologia: O curso será desenvolvido em salas de aula físicas e através da Plataforma RNP integrada ao AVA UFBA na interface Big Blue Button (BBB), com abordagem pedagógica afeita à Educação Online (EOL) e à Didática sensível, priorizando aspectos de interatividade, aprendizagem colaborativa e a experiência formacional.

Instrutores/Professores: Ana Verena Madeira, Daniele Lima, Deboraci Prates, Denise Guerra, Giovana Zen, Maria Carolina Souza Cristina d´Ávila e Daiane Luz e Daniele Lima

Custo para realização da Ação de Desenvolvimento: R$

Como se inscrever em um curso:

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.

2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.

3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição

4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone, que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição. ***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas. ***

Status: 
Encerrados