Curso Comunicação em Libras 2022

Nome da Atividade: Curso Comunicação em Libras

Tipo da Atividade: Curso

Carga Horária: 48 horas

Público Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: Promover a capacitação dos profissionais da Universidade Federal da Bahia em relação aos direitos e necessidades educacionais especificas das Pessoas com Deficiência, em especial ao indivíduo surdo, de forma a aprimorar a prestação de assistência e serviços a esses indivíduos, viabilizando seu pleno acesso, inclusão e permanência no âmbito da instituição.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fornecer, aos participantes, conhecimento em relação aos direitos e necessidades educacionais especificas das Pessoas com Deficiência, em especial ao indivíduo surdo. Fornecer, aos participantes, conhecimento e prática inicial na COMUNICAÇÃO EM LIBRAS.

Conteúdos Programados: Histórico da LIBRAS Legislação O Processo de Comunicação com a Pessoa Surda Histórico da comunidade surda O que é LIBRAS?

AULA PRÁTICA

Nome pessoal em Libras; Alfabeto Manual; Saudações e cumprimentos; Numerais: ordinais, cardinais, monetários.

AULA PRÁTICA

Pronomes Pessoais e Possessivos; Pronomes Interrogativos, Família, Adjetivos.

AULA PRÁTICA

Meios de transportes Locais de Salvador, Direção, Distância.

AULA PRÁTICA

Verbos Advérbio de Tempo Calendário: dias da semana e meses do ano.

AULA PRÁTICA

Expressões não manuais Sintaxe da Libras (tipos de frases, incorporação de verbos, classificadores verbais).

AULA PRÁTICA

Comunicação em Libras nos contextos educacionais.

Situações interativas/comunicacionais em ambientes de trabalho (atendimentos iniciais, solicitação de documentos, cadastros etc); Sinais identificadores dos espaços da UFBA.

AULA TEÓRICA

Quem é a pessoa surda? (Diferença entre surdos oralizados e sinalizadores, comportamento em atendimentos, acompanhamento com membros da família e com intérpretes de Libras); Quem é o tradutor intérprete de Libras (TILS)? (Papel dos TILS em diferentes áreas de atuação) Procedimentos de trabalho dos TILS da UFBA.

AULA PRÁTICA

Situações interativas/comunicacionais para atendimento ao público da instituição; Situações interativas/comunicacionais em ambientes de trabalho a partir das funções de cada participante.

AULA PRÁTICA

Situações interativas/comunicacionais no atendimento ao paciente surdo (médico, hospital, enfermeira, doença, dentre outros); Abordagem emergencial em Libras.

AULA PRÁTICA

Avaliação: Simulação de tipos de atendimento. (Participação de convidado surdo)

Metodologia: Inicialmente, serão apresentados os aspectos históricos, sociais, educacionais e comunicacionais da comunidade surda. Em seguida, serão trabalhados, de forma prática, diversos aspectos comunicacionais da Língua Brasileira de Sinais.

O curso será́ ministrado no formato presencial, através de exposições orais, debates, e atividades práticas.

AULAS TEÓRICAS

As aulas serão expositivas, dialogadas em Português.  Serão utilizados recursos visuais (slides e/ou filmes) para facilitar o entendimento do conteúdo.  Todos os conteúdos trabalhados serão contextualizados e apresentados com audiodescrição e em plataforma acessível.

AULAS PRÁTICAS

Apresentações individuais e/ou coletivas de práticas da LIBRAS.

Informações da Turma

Nome Curso Comunicação em Libras

Vagas para servidores: 25 vagas

Carga Horária: 48 horas

Atividades Realizadas: Presencial

Dias/Horas: Terças e Quintas das 08:00h as 12:00h

Período de Realização: 22/09/2022 a 01/11/2022

Período de Inscrição: 08/09/2022 a 19/09/2022

Link de Inscriçãohttps://sigrh.ufba.br/

Divulgação dos Inscritos: 20/09/2022

Instrutores: Elizabeth Reis Teixeira, Rosicleide Ferreira Borges, Thalita Chagas Silva Araújo, Vanessa de Almeida Moura.

Como se inscrever em um curso:

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrado.

2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.

3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição

4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone, que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição. ***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas. ***

Categoria:
Presenciais