Curso de Redação Oficial/2023

Vagas para servidores: 20

Carga Horária: 20 horas

Público Alvo: Servidores da Universidade Federal da Bahia

Período de Realização: De 02/05/2023 a 30/05/2023 presencialmente (local sala 12 da FACOM)

Dias/Horas: Às Terças-feiras das 14h às 18h.

Período de Inscrição: De 19/04 a 27/04/2023

Divulgação dos inscritos: 28/04/2023

Objetivos: Aprimorar a capacidade de escrita dos servidores da Universidade Federal da Bahia na elaboração de documentos oficiais.

Específicos: Apresentar os principais atributos e características da redação oficial.

Discutir e apreender as características dos diferentes gêneros textuais de caráter oficial.

Redigir documentos oficiais tais como atas, relatórios, ofícios entre outros.

Trabalhar tópicos de gramática aplicada ao texto.

Conteúdos Programados: Apresentação da professora, dos alunos, do curso

A comunicação escrita profissional: empatia nas comunicações, linguagem simples, competência comunicativa profissional

Princípios constitucionais da administração pública

Constituintes da Redação Oficial

Níveis de adequação vocabular

Linguagem nas comunicações oficiais e nos documentos técnicos

Atividade.

Atributos da redação oficial: clareza, precisão, objetividade, concisão, coesão textual, coerência, convicção, relevância, impessoalidade, formalidade e padronização e correção textual.

Atividade relacionada aos atributos da Redação Oficial

Concordância Verbal.

Vícios de linguagem: ambiguidade, pleonasmo ou tautologia, queísmo, estrangeirismo, jargão fora de contexto, clichê e chavões.

Atividade relacionada aos vícios de linguagem

Uso da vírgula; Atividade relacionada ao uso da vírgula.

As comunicações oficiais

Padrão ofício – partes constituintes do ofício

Grafia de datas, de horas e de números

Decreto n. 9.758, de 11 de abril de 2019

Atividade relacionada ao padrão ofício.

Correio eletrônico: forma e estrutura

Documentos técnicos – forma e estrutura: ata, atestado, nota técnica, parecer, portaria

Sujeito preposicionado, erros de paralelismo e erros de comparação.

Concordância nominal

Atividade de concordância nominal.

Metodologia: será ministrada a atividade: EAD/Presencial ou Híbrida, Aulas presencias.

Aulas expositivas e dialogadas.

Exercícios envolvendo gramática, gramática contextualizada e produção de textos.

Atividades individuais e em grupos de revisão e deretextualização.

Instrutores/Professores: Claudia Tereza Sobrinho da Silva

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição... ***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas. ***