Curso Descomplicando o SIPAC. (VAGAS ESGOTADAS)

Ementas: 

                                                                                            Informações da Atividade de Capacitação

Nome da Atividade: Curso Descomplicando o SIPAC.

Tipo da Atividade: Curso

Vagas Para Servidores: 30

Carga Horária: 16h

Público-alvo: Servidores da UFBA

Período de Realização: De 10/11 a 01/12/2025

Dias/Horário: às segundas-feiras das 08h às 12h

Modalidade: Presencial

Período de Inscrição: De 23 a 30/10/2025, das 8h às 23h59, no sigrh.ufba.br

Link para Inscrição:  www.sigrh.ufba.br

Divulgação dos inscritos: 03/11/2025

Objetivo geral: Apresentar de forma clara e objetiva as funcionalidades do SIPAC relacionadas ao cadastro e à tramitação de documentos e processos, tanto no Portal Administrativo quanto na Mesa Virtual.

Objetivos específicos: Capacitar os servidores a usar funcionalidades do SIPAC, relacionadas a cadastro e tramitação de documentos avulsos e processos, apresentando suas principais diferenças; apresentar as funcionalidades da Mesa virtual; esclarecer dúvidas recorrentes dos servidores sobre as funcionalidades abordadas, promovendo maior eficiência e melhor desempenho nas atividades laborais.

                                                    Conteúdo Programático:      

 Módulo 1 - Cadastro e Tramitação de Documentos

Apresentar a diferença entre documento avulso e processo

Gerenciar perfis de usuário

Formas de cadastrar documento avulso

Natureza: ostensivo/restrito

Dados: Documento original/cópia

Adicionar anexos

Assinaturas

Despacho

Alterar Encaminhamento/Cancelar Encaminhamento

Alterar/Excluir documento

Enviar/Receber/Devolver

Consultar

Arquivar/Desarquivar.

Módulo 2 - Cadastro e Tramitação Processos

Apresentar a diferença entre cadastrar e abrir processo

Como abrir processo.

Adicionar documentos

Alterar ordem dos documentos

Como cadastrar processo

Assinantes

Despacho

Enviar/Receber

Atribuir/alterar responsável ao processo

Consultar

Autuar processo

Diligência

Juntada

Desapensar

Ocorrências

Grupos de assinantes

Processos Sigilosos

Transferência

Anexar documento avulso a processo.

Módulo 3 - Mesa Virtual

Conhecendo a Mesa Virtual

Como criar e gerenciar pastas e gavetas

Consultas

Responsáveis pelo processo

Assinantes

Alterar classificação CONARQ

Desentranhamento

Desmembramento

Ciência

Modelo de documento

Barramento

Fluxo.

Metodologia: Será realizada presencial.

Instrutor/Professor: Sheila Oliveira das Virgens

Como se inscrever em um curso:

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.

2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.

3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição

4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição. ***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas.***

Status: 
Inscrições Abertas