Curso A Diversidade Humana – Conhecer e Agir em Complexidade

Aulas Virtuais

Nome da Atividade: Curso A Diversidade Humana – Conhecer e Agir em Complexidade

Módulo 2: Um debate interseccional na construção da cidadania global.

Vagas para Servidores: 25

Carga Horária: 36h

Público-Alvo: Servidores da UFBA

Período de Realização: De 17/10/2023 a 28/11/2023 Online

Dia/Horas: terças e quintas das 9h às 12

Período de Inscrição: De 03/10 8h à 13/10/2023 23h59

Link de Inscrição: https://sigrh.ufba.br

Divulgação dos inscritos: 16/10/2023

Objetivos gerais e objetivos específicos: Compreender e responder positivamente a todos os aspectos da diversidade, como etnia, religião, idade,

orientação sexual, nível socioeconômico, deficiência entre outros;

Promover os direitos humanos e a diversidade cultural;

Confrontar todas as formas de discriminação;

Esclarecer por que é que a diversidade é importante para a Universidade;

Compreender como o estudo das identidades sociais se sobrepõem ou intersectam aos respectivos sistemas de opressão, dominação ou discriminação;

Fornecer ferramentas para a implementação correta a partir de uma perspectiva interseccional e antirracista na luta contra o preconceito;

Proporcionar que os participantes comecem a tomar consciência da necessidade de aplicar esta abordagem no seu trabalho na Universidade;

Abordar as implicações interseccionais na implementação da Agenda Internacional.

Conteúdos Programados: Universalidade, igualdade, direito.

Introdução teórica à abordagem interseccional: história, origem e quadro conceitual.

A relação da abordagem interseccional com o direito à igualdade e à não discriminação.

Conceitos clássicos da opressão na sociedade: o racismo, o colorismo, o adultismo, o sexismo, o capacitismo, a homofobia, a transfobia, a xenofobia e todos os preconceitos baseados na intolerância.

A interseccionalidade como paradigma de alargamento de conceitos de justiça social e de demografia.

A interseccionalidade como compreensão da multiplicidade de identidades e possibilidades, não só de exclusão, mas também de agência de uma determinada pessoa ou grupos sociais.

A interseccionalidade e a produção de presença.

Elaboração de um documento – Processo 1.

Elaboração de um documento – Processo 2.

Elaboração de um documento – Processo 3.

Elaboração de um documento – Processo 4.

Apresentação Final.

Metodologia: Sem a pretensão de produzir aqui um debate sobre a interdisciplinaridade, ressalta-se apenas que a entendemos Olga Pombo, como o esforço de produzir a convergência de diversos saberes para a produção de novos conhecimentos, aquele que faz valer os valores da convergência, da complementaridade, do cruzamento a partir de leituras e debates de textos e vídeos, aulas expositivas e dialogadas, análises de casos coletados nas escolas e debates críticos promovidos que envolvam o labor profissional dos funcionários da UFBA aos temas discutidos.

Instrutor/Professor: Leandro Colling

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição.***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas.***