Curso A Diversidade Humana – Conhecer e Agir em Complexidade/2022

Presenciais
Local:
Sala de Treinamento da PRODEP - Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Pav. 7 e 8 - Campus Universitário – Ondina

Nome da Atividade: Curso A Diversidade Humana – Conhecer e Agir em Complexidade/2022

Carga Horária do Curso: 45 horas

Público Alvo: Servidores da Universidade Federal da Bahia.

Objetivos: Compreender e responder positivamente a todos os aspectos da diversidade, como etnia, religião, idade, orientação sexual, nível socioeconômico, deficiência entre outros; Promover os direitos humanos e a diversidade cultural; Confrontar todas as formas de discriminação; Esclarecer porque é que a diversidade é importante para a Universidade; Formular e implementar uma estratégia de diversidade para a Universidade; Demonstrar compreensão intercultural; Comunicar eficazmente entre culturas; Ajudar cada um a compreender a sua própria percepção da diversidade; Fornecer sugestões para a explorar/ trabalhar com diversidade.

Conteúdos Programados: O que é identidade cultural e como ela é produzida? O que é e como foi construído o conceito de gênero? Breve histórico das primeiras vertentes dos movimentos feministas e LGBT. O que é identidade de gênero – cisgênero/ cisgeneridade, transexual, travesti, pessoa não binária, gênero fluído, transgênero. O que é homofobia?O que é heterossexualidade compulsória e heteronormatividade? O que é heterossexualidade compulsória e heteronormatividade? O que é homossexual, bicha, gay? O que é lésbica, sapatão? O que é bissexual, pansexual, assexual? Ofensiva anti gênero (mundo) Discussão do Filme “Lampião da esquina”; Fechamento.

Metodologia: A perspectiva interdisciplinar é uma característica do curso que irá impactar nas metodologias a serem empregadas. Sem a pretensão de produzir aqui um debate sobre a interdisciplinaridade, ressalta-se apenas que a entendemos Olga Pombo, como o esforço de produzir a convergência de diversos saberes para a produção de novos conhecimentos, aquele que faz valer os valores da convergência, da complementaridade, do cruzamento a partir de leituras e debates de textos e vídeos, aulas expositivas e dialogadas, análises de casos coletados nas escolas. Debates através de fóruns temáticos no ambiente virtual de aprendizagem.

Nome: Curso A Diversidade Humana – Conhecer e Agir em Complexidade.

Vagas para servidores: 35

Carga Horária do Curso: 45 horas

Atividades Realizadas: Presenciais na Sala de Treinamento da PRODEP - Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Pav. 7 e 8 - Campus Universitário – Ondina

Dia/horário: Segundas e Quintas das 08h as 12h