Curso Espaço de formação para atuação em secretarias de Colegiado de Graduação/2023

Objetivos: 

 ***Devido ao baixo quantitativo de servidores inscritos, informamos que o curso foi adiado)***

Categoria: 
Presenciais
Local: 
Laboratório 3 (3º andar) da Escola de Administração da UFBA
Ementas: 

Informações da Atividade de Capacitação

Nome da Atividade: Curso Espaço de formação para atuação em secretarias de Colegiado de Graduação/2023

Tipo da Atividade: Curso

Vagas para Servidores: 30

Carga Horária: 48h

Público-Alvo: Servidores da UFBA, que atuam nos colegiados de graduação

Período de Realização: De 24/07/2023 a 20/09/2023

Local: Laboratório 3 (3º andar) da Escola de Administração da UFBA

Dia/Horas: Segunda e quarta das 14h às 17h

Período de Inscrição: 11/07/2023 8h a 20/07/2023 23h59

Link de Inscriçãohttps://sigrh.ufba.br

Divulgação dos inscritos: 21/07/2023

Objetivos gerais:

Capacitar os servidores que atuam na secretaria do colegiado a desenvolverem as atividades rotineiras do setor;

Objetivos Específicos:

Apresentar as atividades rotineiras do colegiado;

Aplicar exercícios práticos para melhor assimilação do conteúdo apresentado;

Demonstrar ferramentas criadas que automatizam as tarefas diárias;

Apresentar as principais legislações aplicadas ao colegiado;

Relacionar os setores da UFBA que os secretários de colegiado costumam ter contato frequente para resolução de situações específicas.

Conteúdos Programados:

Apresentação da metodologia e programa do curso

Apresentação do Organograma da UFBA

Estrutura básica das Unidades Universitárias

Competências do colegiado

Principais atividades desenvolvidas pela secretaria do colegiado

Transferências

Vagas Residuais

Mobilidade Acadêmica

Revalidação de Diploma

ENADE

Avaliação de aprendizagem ref aula 1 e aula 2

Correção e comentários sobre a Avaliação de aprendizagem

Legislações sobre Estágio

Distinções entre estágio obrigatório e estágio não-obrigatório

O papel da IES no acompanhamento dos estágios

Documentos de estágios e procedimentos administrativos

Exercício prático

Apresentação do Organograma da SUPAC

Serviços solicitados pelos alunos que são executados pela SUPAC

Calendário Acadêmico

Agenda de Rotinas Acadêmicas

Acesso remoto ao SIAC

Apresentação do SIAC (Modulo Colegiado)

Opções mais acessadas pelos colegiados no SIAC (comprovante de matrícula, histórico escolar, grade curricular, relação dos alunos)

Detalhamento da Grade Curricular do Curso

Detalhamento do Histórico Escolar do aluno

Análise dos prováveis concluintes

Avaliação de aprendizagem

Correção e comentários sobre a Avaliação de aprendizagem

Formulário de Avaliação Curricular do aluno e procedimento de envio para o NIC

Apresentação de Ferramenta criada para otimizar tempo na criação do processo de avaliação curricular.

Cadastramento da situação do ENADE no histórico escolar do aluno

Lançamento no SIAC dos prováveis concluintes

Aproveitamento de Estudos

Montagem do processo e envio pelo SIPAC

Apresentação de Ferramenta criada para otimizar tempo na criação do processo de aproveitamento de estudos.

Avaliação de aprendizagem

Correção e comentários sobre a Avaliação de aprendizagem

Atividades complementares

Lançamento no SIAC das atividades complementares

TCC

Formatura

Planejamento acadêmico

Matrícula

Trancamento

Comprovante de matrícula

Declarações

Reuniões dos Colegiados

Solicitação de prova em segunda chamada

Regime domiciliar

Dilatação de prazo

Atualização de dados no SIAC

Dados cadastrais dos alunos

Dados cadastrais dos membros do colegiado.

Metodologia: O curso será realizado de forma presencial. Além da explanação do conteúdo serão aplicados exercícios práticos para que o servidor possa assimilar melhor o assunto abordado, bem como ter contato com o desenvolvimento de tarefas similares as quais irá executar em seu ambiente laboral.

Instrutor/Professor: Andréia Lé Dias e Tatiana Santos de Lima

Como se inscrever em um curso:

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.

2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.

3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição

4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas.***

Status: 
Encerrados