Curso Espaço de Formação para Atuação em Secretarias de Colegiado de Graduação/Para os Novos Servidores/2023 CURSO SUSPENSO

Informações da Atividade de Capacitação
Devido ao baixo quantitativo de servidores inscritos informamos que o curso foi suspenso
Nome da Atividade: Curso Espaço de Formação para Atuação em Secretarias de Colegiado de Graduação/Para os Novos Servidores/2023
Tipo da Atividade: Curso
Vagas para Servidores: 30
Carga Horária: 48h
Público-Alvo: Novos Servidores da UFBA, que atuam nos colegiados de graduação
Período de Realização: De 26/09 à 23/11/2023
Dia/Horas: Terças e quintas das 14h às 17h
Período de Inscrição: 13/09/2023 8h à 22/09/2023 23h59
Link de Inscrição: https://sigrh.ufba.br
Divulgação dos inscritos:25/09/2023
Objetivos gerais:
Capacitar os servidores que atuam na secretaria do colegiado a desenvolverem as atividades rotineiras do setor;
Objetivos Específicos:
Apresentar as atividades rotineiras do colegiado;
Aplicar exercícios práticos para melhor assimilação do conteúdo apresentado;
Demonstrar ferramentas criadas que automatizam as tarefas diárias;
Apresentar as principais legislações aplicadas ao colegiado;
Relacionar os setores da UFBA que os secretários de colegiado costumam ter contato frequente para resolução de situações específicas.
Conteúdos Programados:
Apresentação da metodologia e programa do curso
Apresentação do Organograma da UFBA
Estrutura básica das Unidades Universitárias
Competências do colegiado
Principais atividades desenvolvidas pela secretaria do colegiado
Transferências
Vagas Residuais
Mobilidade Acadêmica
Revalidação de Diploma
ENADE
Avaliação de aprendizagem ref aula 1 e aula 2
Correção e comentários sobre a Avaliação de aprendizagem
Legislações sobre Estágio
Distinções entre estágio obrigatório e estágio não-obrigatório
O papel da IES no acompanhamento dos estágios
Documentos de estágios e procedimentos administrativos
Exercício prático
Apresentação do Organograma da SUPAC
Serviços solicitados pelos alunos que são executados pela SUPAC
Calendário Acadêmico
Agenda de Rotinas Acadêmicas
Acesso remoto ao SIAC
Apresentação do SIAC (Modulo Colegiado)
Opções mais acessadas pelos colegiados no SIAC (comprovante de matrícula, histórico escolar, grade curricular, relação dos alunos)
Detalhamento da Grade Curricular do Curso
Detalhamento do Histórico Escolar do aluno
Análise dos prováveis concluintes
Avaliação de aprendizagem
Correção e comentários sobre a Avaliação de aprendizagem
Formulário de Avaliação Curricular do aluno e procedimento de envio para o NIC
Apresentação de Ferramenta criada para otimizar tempo na criação do processo de avaliação curricular.
Cadastramento da situação do ENADE no histórico escolar do aluno
Lançamento no SIAC dos prováveis concluintes
Aproveitamento de Estudos
Montagem do processo e envio pelo SIPAC
Apresentação de Ferramenta criada para otimizar tempo na criação do processo de aproveitamento de estudos.
Avaliação de aprendizagem
Correção e comentários sobre a Avaliação de aprendizagem
Atividades complementares
Lançamento no SIAC das atividades complementares
TCC
Formatura
Planejamento acadêmico
Matrícula
Trancamento
Comprovante de matrícula
Declarações
Reuniões dos Colegiados
Solicitação de prova em segunda chamada
Regime domiciliar
Dilatação de prazo
Atualização de dados no SIAC
Dados cadastrais dos alunos
Dados cadastrais dos membros do colegiado.
Metodologia: O curso será realizado de forma presencial. Além da explanação do conteúdo serão aplicados exercícios práticos para que o servidor possa assimilar melhor o assunto abordado, bem como ter contato com o desenvolvimento de tarefas similares as quais irá executar em seu ambiente laboral.
Instrutor/Professor: Andréia Lé Dias e Tatiana Santos de Lima
Como se inscrever em um curso:
1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.
2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.
3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição
4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.
5. Para iniciar a inscrição clique no ícone que aparece ao lado da turma desejada.
6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição. ***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas.***