Curso Espanhol Básico/2023
Informações da Atividade de Capacitação
VAGAS ESGOTADAS
Nome da Atividade: Curso Espanhol Básico/2023
Tipo da Atividade: Curso
Vagas para Servidores: 25
Carga Horária: 40h
Público-Alvo: Servidores da UFBA.
Período de Realização: 22/08/2023 a 07/11/2023 Local Sala de Treinamento CDH/PRODEP
Dia/Horas: terças e quintas das 8h às 10h
Período de Inscrição: 08 a 18/08/2023 das 8h às 23h59
Link de Inscrição: https://sigrh.ufba.br
Divulgação dos inscritos: 21/08/2023
Objetivos gerais e específicos: Busca-se com o curso capacitar servidores da UFBA para uma conversação segura e fluente em nível básico (equivalente ao nível A1 do Quadro comum europeu de referência para as línguas), de língua espanhola, sócio-culturalmente contextualizada. Especificamente, busca-se: (1) Desenvolver as habilidade de ouvir, ler, escrever e falar em língua espanhola em nível básico; (2) capacitar os servidores para dar e receber informação básica em língua espanhola; (3) Exercitar a prosódia da língua espanhola de modo que o servidor identifique as nuances melódicas da língua bem como uma pronuncia adequada e, por fim; (4) praticar o argumento oral em língua espanhola em nível básico, intercambiando saberes por meio da cultura dos países que falam espanhol como língua oficial ou não.
Conteúdos Programados: Avaliação prognóstica de conhecimentos prévios apresentação do curso e apresentações pessoais (em língua-alvo). Socialização e reflexão sobre os dados advindos da avaliação prognóstica. Compreensão leitora, auditiva e prática oral: apresentações pessoais e de outrem. Formalidade e informalidade de tratamento. Compreensão leitora, auditiva e prática oral: exercício de pronúncia e prosódia. Fixação dos conteúdos vistos na seção anterior. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Compreensão leitora, auditiva e prática oral. Responder a perguntas comuns em contextos de apresentação formal e informal. Profissões e nacionalidades. Fixação dos conteúdos vistos na seção anterior. Compreensão leitora, auditiva e prática oral. Formação de plural, uso de “ser” e “estar”, adjetivos de caráter, presente dos verbos regulares. Revisão e fixação dos conteúdos. Revisão e fixação dos conteúdos e 1ª avaliação da aprendizagem. Feedback da 1ª avaliação da aprendizagem. Identificação de fortalezas e debilidades. Introdução a temas relacionados a gostos e hobbies (verbo gostar e similares). Compreensão leitora, auditiva e prática oral. Compreensão leitora, auditiva e prática oral. A rotina diária (verbos reflexivos, partes do dia. Diferenças culturais relativas à divisão dos dias e das horas. Meios de transporte. Compreensão leitora, auditiva e prática oral. Uso de “quedar” e “llevar”. Expressando ações contínuas em presente e ações em futuro próximo (“Estar + gerúndio” e “Ir + a + Infinitivo”). Vocabulário: vestuário e partes da casa. Compreensão leitora, auditiva e prática oral. Revisão e fixação dos conteúdos. Revisão prática para a 2ª avaliação da aprendizagem. Revisão e fixação dos conteúdos e 2ª avaliação da aprendizagem. Feedback da 2ª avaliação da aprendizagem. Identificação de fortalezas e debilidades. Introdução sobre como expressar ordens e petição (imperativo). Localização e mobilidade nas cidades. Compreensão leitora, auditiva e prática oral. Compreensão leitora, auditiva e prática oral (ordens, petições e instruções). Diferenças de uso de “haber” y “estar”. Compreensão leitora, auditiva e prática oral. Usos de “muy” e “mucho”, apócope. Usos dos verbos “gustar”, “doler”, “parecer”, “pasar” (algo a alguien). Compreensão leitora, auditiva e prática oral. Fixação dos conteúdos. Compreensão leitora, auditiva e prática oral. Pronomes complementos de objeto dire Revisão para a avaliação da aprendizagem (escrita e oral). 4ª Avaliação da aprendiza. Feedback da avaliação da aprendizagem e encerramento do curso.
Metodologia: O curso será ofertado na modalidade presencial. Etapa 1 – Avaliação prognóstica de conhecimentos prévios do alunado e apresentação dos objetivos do curso. Etapa 2 – Compreensão leitora e prática oral de apresentações pessoais de natureza formal e informal; rotina diária; gostos e hobbies; árvore genealógica; adjetivos de caráter; numerais cardinais e ordinais. Etapa 3 – ações representativas de presente contínuo e de futuro imediato. Mobilidade, ordens e petição Etapa 4 – Narrações e localização espaço-temporal (presente e passado próximo).
Instrutor/Professor: Gleiton Malta Magalhães.
Como se inscrever em um curso:
1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.
2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.
3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição
4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.
5. Para iniciar a inscrição clique no ícone que aparece ao lado da turma desejada.
6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição. ***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas.***