Nome da Atividade: Curso “Fundamentos da transdisciplinaridade e práticas pedagógicas na formação de estudantes para a coprodução entre ciência e outros setores da sociedade”

Tipo da Atividade: Oficina

Carga Horária: 08 horas

Público Alvo:  Docentes da UFBA.

Objetivos: OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS: (Descrever os objetivos geral e específico do projeto.) Apresentar uma introdução às dificuldades de aproximação entre ciência e prática, a estratégias transdisciplinares para superá-las, e a estratégias de ensino-aprendizagem ativas, passíveis de formação de profissionais mais habilitados para estabelecer essas pontes.

Conteúdos Programados: Conceituais e metodológicos da formação para a transdisciplinaridade, ou seja, para a formação de estudantes que, em sua prática profissional, deverão incorporar conhecimento científico em ações de resolução de problemas na esfera pública, e para isso precisarão estabelecer pontes entre conhecimentos científicos, conhecimentos aplicados e discursos públicos. A estratégia apresentada é a de aprendizagem baseada em problemas (problem-based learning) na modalidade transdisciplinar. Iniciativas de formação docente relacionadas com formação para a transdisciplinaridade são raras apesar da grande relevância do tema, conforme discutido na literatura acadêmica de vários campos do conhecimento.

Metodologia: (Descrever a forma como será ministrada a atividade: EAD /Presencial ou Híbrida, as etapas, a concepção, a organização e a execução do projeto de capacitação). O curso será ministrado por meio de plataforma de videoconferência na internet. O curso utilizará metodologia expositiva intercalada com momentos de discussão.

Informações da Turma

Nome: Curso “Fundamentos da transdisciplinaridade e práticas pedagógicas na formação de estudantes para a coprodução entre ciência e outros setores da sociedade”

Vagas para servidores:100

Carga Horária: 08 horas

Atividades Realizadas à Distância: Sim

Período de Realização: De 11/11/2021 a 12/12/2021(Quinta e Sexta 14h as 18h)

Período de Inscrição: De 21/10/2021 08:00 a 04/11/2021 18:00

Instrutor/Professor: Pedro Luís Bernardo da Rocha

Como se inscrever em um curso

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone, que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição. ***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas.***

Categoria:
A Distância