Curso Introdução aos estudos sobre Memória e Identidade Institucional/Turma 02/2023, Para os Novos Servidores CURSO SUSPENSO

Nome da Atividade: Curso Introdução aos estudos sobre Memória e Identidade Institucional/Turma 02/2023, Para os Novos Servidores

Vagas para Servidores: 25

Carga Horária: 21h

Público-Alvo: Bibliotecários, Arquivistas e demais interessados

Período de Realização: De 02/10/2023 à 13/11/2023 Online

Dia/Horas: Às segundas-feiras das 9h às 12h

Período de Inscrição: De 19/09/2023 8h à 28/09/2023 23h59

Link de Inscrição: https://sigrh.ufba.br

Divulgação dos inscritos: 29/09/2023.

Objetivos gerais: Apresentar e discutir o tema com os alunos a fim de promover uma tomada de consciência.

Objetivos Específicos: apresentar na prática os caminhos para estudar e identificar a memória e a identidade institucional, sobretudo numa universidade onde isto pode estar disperso e em diversos suportes; com ajuda metodológica de conceitos contemporâneos como Marketing de Conteúdo e Advocacy como capitalizar isso para Instituição. Identificar documentos e/ou objetos estratégicos para a memória institucional que estejam correndo riscos de falta de conservação.

Conteúdos Programados:

Aula teórica: articulação de casos e conteúdo do curso

Aula teórica: apresentação dos principais conceitos e problemáticas do tema. Patrimônio (s), Memória (s), Cultura (s) e Identidade(s).

Aula teórica: apresentação dos processos de diagnósticos situacionais e caminhos para identificação de pontos da Memória Institucional.

Aula teórica: estudo/diagnóstico situacional. Arquivos administrativos e Bibliotecas como espaços de memória e identidade.

Aula teórica/prática: delineamento e perfil do acervo; o que há? Onde está? É preciso realizar pesquisas internas e externas?

Aula teórica/prática: diálogo a respeito da teoria estudada, com a prática vislumbrada pelos alunos.

Metodologia: Será ministrada a atividade Online.

Instrutor/Professor: Fabiano Cataldo de Azevedo

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição.***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas.***