Nome da Atividade: Curso Políticas de Inclusão e Acessibilidade & O Público Alvo da Educação Especial

Tipo da Atividade: Curso

Carga Horária: 32 horas

Público Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia

Objetivos: OBJETIVOS GERAIS: Promover a capacitação dos profissionais da Universidade Federal da Bahia em relação aos direitos e necessidades educacionais especificas das Pessoas com Deficiência, de forma a aprimorar a prestação de assistência e serviços a esses indivíduos, viabilizando seu pleno acesso, inclusão e permanência no âmbito da instituição. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fornecer, aos participantes, conhecimento em relação aos direitos e necessidades educacionais especificas das Pessoas com Deficiência; Fornecer, aos participantes, conhecimento a respeito do público-alvo da Educação Especial, de acordo com o Decreto 5296/2004), com a Lei nº 12.764/2012 e o Decreto nº 7.234/2010, i.e.: pessoas com deficiência (Deficiência Física, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla); transtornos globais do desenvolvimento (TEA), e altas habilidades ou superdotação; Fornecer, aos participantes, conhecimento e prática inicial na COMUNICAÇÃO EM LIBRAS.

Conteúdos Programados: Política & Educação Representações Sociais em Torno da Deficiência e Marcos Legais; Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira; Deficiência Auditiva/Surdez; Deficiência Físico/Motora; Deficiência Intelectual; Tecnologias Assistivas; Altas Habilidades e Superdotação; Transtorno do Espectro Autista.

Metodologia: Serão discutidos, inicialmente, os pressupostos teóricos da Educação Especial na perspectiva inclusiva, os aspectos políticos, econômicos e sociais voltados à inclusão de pessoas com deficiência na realidade universitária, problematizando questões sobre acesso, permanência, retenção e formação exitosa das pessoas com deficiência no Ensino Superior, e o desenvolvimento de ações inclusivas na UFBA. Em seguida, serão abordados, em 7 aulas, diferentes aspectos sobre o público alvo da Educação Especial, focalizando as especificidades constitutivas das diferentes deficiências e condições, e os recursos e serviços que promovem ou ampliam suas habilidades funcionais.

Nome da AtividadeCurso Políticas de Inclusão e Acessibilidade & O Público Alvo da Educação Especial

Vagas: 25 (vagas serão preenchidas com base na ordem de inscrição)

Carga Horária: 32 horas

Atividades Realizadas à Distância: Sim.  (O curso será́ ministrado no formato remoto, utilizando o espaço AVA Moodle da UFBA e a plataforma da RNP, ou outra indicada pela SEAD e STI, através de exposições orais, debates, exploração de softwares, análise de casos e atividades práticas)

Horário:  08:00 às 12:00 (Dias: 24/08, 26/08, 31/08/ 02/09, 09/09, 16/09, 21/09 e 23/09)

Período de Realização:  De 24/08/2021 a 23/09/2021

Período de Inscrição: De 06/08/2021 08:00 a 16/08/2021 18:00 (ou enquanto durarem as vagas)

Instrutores/Professores:

Álon Maurício da Silva Silva

Elizabeth Reis Teixeira

Fernanda Matrigani Mercado Gutierres De Queiroz

José Gonçalo dos Santos Cazumbá

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrado.