Curso Políticas de Inclusão e Acessibilidade & O Público Alvo da Educação Especial/2023

Objetivos:

Informações da Atividade de Capacitação

Nome da Atividade: Curso Políticas de Inclusão e Acessibilidade & o Público Alvo da Educação Especial/2023

Vagas: 30 (as vagas serão preenchidas com base na ordem de inscrição)

Tipo da Atividade: Curso

Carga Horária: 40 horas

Público Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia

Período de Realização: 18/04 a 18/05/2023 PRESENCIAL

Atividade Realizada: Presencialmente no Pavilhão de aulas Glauber Rocha - PAF III - Sala 309

Dias/Horas: Terças e Quintas das 8h às 12h

Período de Inscrição: 30/03 8:00 a 12/04/2023 18:00 (ou enquanto durarem as vagas)

Link de Inscrição: https://sigrh.ufba.br/

Divulgação dos inscritos: 13/04/2023

Objetivos Gerais: Promover a capacitação dos profissionais da Universidade Federal da Bahia em relação aos direitos e necessidades educacionais especificas das Pessoas com Deficiência, de forma a aprimorar a prestação de assistência e serviços a esses indivíduos, viabilizando seu pleno acesso, inclusão e permanência no âmbito da instituição. Objetivos Específicos: Fornecer, aos participantes, conhecimento em relação aos direitos e necessidades educacionais especificas das Pessoas com Deficiência; Fornecer, aos participantes, conhecimento a respeito do público-alvo da Educação Especial, de acordo com o Decreto 5296/2004), com a Lei nº 12.764/2012 e o Decreto nº 7.234/2010, i.e.: pessoas com deficiência (Deficiência Física, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Deficiência Intelectual e Deficiência Múltipla); transtornos globais do desenvolvimento (TEA), e altas habilidades ou superdotação.

Conteúdos Programados: Marcos Legais: Políticas Públicas Educacionais Sobre A Deficiência

Deficiência Auditiva/Surdez, Deficiência Neuro Físico/Motora

Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista

Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira

Altas Habilidades e Superdotação, Documentos Digitais Acessiveis

Tecnologias Assitiva, O Trabalho Multidisciplinar de Aee

Atendimento Educacional Especializado.

Metodologia: Serão discutidos, inicialmente, os pressupostos teóricos da Educação Especial na perspectiva inclusiva, os aspectos políticos, econômicos e sociais voltados à inclusão de pessoas com deficiência na realidade universitária, problematizando questões sobre acesso, permanência, retenção e formação exitosa das pessoas com deficiência no Ensino Superior, e o desenvolvimento de ações inclusivas na UFBA. Em seguida, serão abordados, em 7 aulas, diferentes aspectos sobre o público alvo da Educação Especial, focalizando as especificidades constitutivas das diferentes deficiências e condições, e os recursos e serviços que promovem ou ampliam suas habilidades funcionais. O curso poderá́ ser ministrado, caso necessário, no formato remoto, utilizando o espaço AVA Moodle da UFBA e a plataforma da RNP, ou outra indicada pela SEAD e STI, através de exposições orais, debates, exploração de softwares, análise de casos e atividades práticas.

AULAS TEÓRICAS:  As aulas serão expositivas, dialogadas em Português. Serão utilizados recursos visuais (slides e/ou filmes) para facilitar o entendimento do conteúdo. Todos os conteúdos trabalhados serão contextualizados e apresentados com audiodescrição e em plataforma acessível.

AULAS PRÁTICAS:  Apresentações individuais e/ou coletivas de práticas a serem ajustadas nas unidades de destino dos TAE’s /Docentes.

Instrutores/Professores: Elizabeth Reis Teixeira, Iza Carla Ferreira Passos, José Gonçalo dos Santos Cazumbá, Regiane da Silva Barbosa

Custo para realização da Ação de Desenvolvimento: R$

Como se inscrever em um curso:

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.

2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.

3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição

4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição. ***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas. ***

Categoria:
Presenciais