Espaço de Formação para Atuação em Secretarias de Colegiado de Graduação e Departamentos Turma 01.

 

                                                    Informações da Atividade de Capacitação 

                                  ***VAGAS ESGOTADAS ÀS 13H26MIN DO DIA 29/07/2022***

Nome da Atividade: Espaço de Formação para Atuação em Secretarias de Colegiado de Graduação e Departamentos Turma 01.

Tipo da Atividade: Curso

Carga Horária: 32 horas

Público Alvo: Servidores da UFBA e colaboradores terceirizados que atuam nos colegiados de graduação e nos departamentos.

 OBJETIVOS GERAIS: Capacitar os servidores que atuam na secretaria do colegiado e/ou departamento a desenvolverem as atividades rotineiras do setor;

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Apresentar as atividades rotineiras do colegiado e departamento;

Aplicar exercícios práticos para melhor assimilação do conteúdo apresentado;

Demonstrar ferramentas criadas que automatizam as tarefas diárias;

Apresentar as principais legislações aplicadas ao colegiado e departamento;

Relacionar os setores da UFBA que os secretários de colegiado e departamento costumam ter contato frequente para resolução de situações específicas.

Conteúdos Programados:

1° encontro (11/07/2022 das 08h30min às 11h30min)

Apresentação da metodologia e programa do curso

Apresentação do Organograma da UFBA

Estrutura básica das Unidades Universitárias

Competências do departamento e colegiado

Principais atividades desenvolvidas pela secretaria do colegiado e departamento

Legislações importantes para conhecimento do colegiado e departamento.

2° encontro (13/07/2022 das 08h30min às 11h30min)

Apresentação do Organograma da SUPAC

Serviços solicitados pelos alunos que são executados pela SUPAC

Calendário Acadêmico

Agenda de Rotinas Acadêmicas

ENADE

Mobilidade Acadêmica

Revalidação de Diploma

Transferências

Vagas Residuais

Avaliação de aprendizagem.

3° encontro (18/07/2022 das 08h30min às 11h30min)

Acesso remoto ao SIAC

Apresentação do SIAC (Modulo Departamento/Colegiado)

Opções mais acessadas pelos colegiados e departamento no SIAC (comprovante de matrícula, histórico escolar, grade curricular, caderneta, carga horária docente, relação dos alunos....) Atualização de dados no SIAC

Dados cadastrais dos alunos

Dados cadastrais dos membros do colegiado

Dados cadastrais do Departamento

Avaliação de aprendizagem.

4° encontro (20/07/2022 das 08h30min às 11h30min)

Detalhamento da Grade Curricular do Curso

Detalhamento do Histórico Escolar do aluno

Cadastramento da situação do ENADE no histórico escolar do aluno

Análise dos prováveis concluintes

Formulário de Avaliação Curricular do aluno e procedimento de envio para o NIC

Apresentação de Ferramenta criada para otimizar tempo na criação do processo de avaliação curricular. Avaliação de aprendizagem.

5° encontro (25/07/2022 das 08h30min às 11h30min)

Lançamento no SIAC dos prováveis concluintes

Aproveitamento de Estudos

Montagem do processo e envio pelo SIPAC

Apresentação de Ferramenta criada para otimizar tempo na criação do processo de aproveitamento de estudos.

Exercício prático.

6° encontro 27/07/2022 das 08h30min às 11h30min)

Legislações sobre Estágio

Distinções entre estágio obrigatório e estágio não-obrigatório

O papel da IES no acompanhamento dos estágios

Documentos de estágios e procedimentos administrativos

Exercício prático.

7° encontro (01/08/2022 das 08h30min às 11h30min)

Atividades complementares

Lançamento no SIAC das atividades complementares

TCC, Formatura

Exercício prático.

8° encontro (03/08/2022 das 08h30min às 11h30min)

Matrícula

Trancamento

Comprovante de matrícula

Declarações (colegiados e departamentos).

9° encontro (08/08/2022 das 08h30min às 11h30min)

Planejamento acadêmico parte 1 (Colegiado)

10° encontro (10/08/2022 das 08h30min às 11h30min)

Planejamento acadêmico parte 2 (Departamento)

11° encontro (15/08/2022 das 08h30min às 11h30min)

Reuniões dos Colegiados

Reunião do Departamento

Solicitação de prova em segunda chamada

Regime domiciliar

Dilatação de prazo

Monitoria.

12° encontro (17/08/2022 das 08h30min às 11h30min)  

Acompanhamento do lançamento de notas

Progressão e Estágio Probatório dos professores

Seleção de professores substitutos

Afastamento de professor.

Metodologia: O curso será realizado de forma remota e síncrona (online), através do G-Suite. O conteúdo do curso está dividido em 12 dias, totalizando 36 horas de capacitação. Além da explanação do conteúdo serão aplicados exercícios práticos para que o servidor possa assimilar melhor o assunto abordado, bem como ter contato com o desenvolvimento de tarefas similares as quais irá executar em seu ambiente laboral. Esses exercícios, juntamente com outras avaliações teóricas aplicadas ao logo do curso, servirão para obtenção da nota final de avaliação, que será calculada através da média aritmética de todas as atividades aplicadas.

                                                                                                              Informações da Turma

Nome: Espaço de Formação para Atuação em Secretarias de Colegiado de Graduação e Departamentos Turma 01

Vagas: 40 (as vagas serão preenchidas com base na ordem de inscrição)

Carga Horária:32 horas

Atividades Realizadas à Distância: Sim será realizado de forma remota e síncrona (online), através do G-Suite.

Período de Realização: De 11/07/2022 a 17/08/2022

Dias/Horas: Segunda e Quarta das 08:30h as 11:30h

Período de Inscrição: De 28/06/2022 as 08:00h a 07/07/2022 as 18:00h (ou enquanto durarem as vagas)

Link de Inscrição: https://sigrh.ufba.br/

Divulgação dos inscritos: 08/07/2022

Instrutores/Professores: Andréia Lé Dias, Tatiana Santos de Lima

Investimento na Ação de Desenvolvimento: R$ 4.554,39

Como se inscrever em um curso:

1. Acesse o SIGRH com seu usuário e senha previamente cadastrados.

2. Vá até o portal do servidor, clicando na opção “Menu Servidor” no canto direito superior da tela.

3. No menu Capacitação, escolha a opção Inscrições -> Realizar Inscrição

4. Abrirá uma tela com as opções de busca de cursos/turmas desejadas e logo depois a lista de cursos/turmas encontradas, com inscrições abertas.

5. Para iniciar a inscrição clique no ícone, que aparece ao lado da turma desejada.

6. Abrirá a tela com a ficha de inscrição. Preencha os dados solicitados e clique no botão Realizar Inscrição. ***Antes de confirmar a inscrição, favor verificar com atenção o e-mail que está preenchido, pois será através desse e-mail que todas as informações do curso serão enviadas. ***

Terceirizados: Acesse o site www.capacitar.ufba/formularios

Preencha o formulário de cadastramento de contratados/terceirizados e encaminhe através do e-mail nucap@ufba.br