Inscrições abertas para o Curso de Redação Oficial
A Coordenação de Desenvolvimento Humano, através do Núcleo de Capacitação, informa que estão abertas as inscrições para o cursoRedação Oficial, com foco na área de contratos e convênios acadêmicos.
O curso visa capacitar os/as participantes para a compreensão do funcionamento da redação oficial, bem como realização de práticas de análise e escrita de documentos oficiais.
A oferta do curso se dá em atendimento à demanda da Coordenação de Convênios e Contratos Acadêmicos/PROPLAN sendo, portanto, o público-alvo trabalhadores que atuam na Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.
As inscrições serão de 11 a 16 de setembro, ou até que as 35 vagas sejam preenchidas.
Carga horária: 35h
Vagas: 35
Horário das aulas: das 13h às 16h30
Datas e locais das aulas:
- nos dias 18/09 e 25/09, no PAF IV, sala 303, Campus Universitário de Ondina.
- nos dias 02/10, 04/10, 09/10, 16/10, 18/10, 23/10, 25/10 e 30/10, na Sala de Treinamento da Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), na Av. Adhemar de Barros, s/n, Pav.8, Campus Universitário de Ondina.
Conteúdos:
- Entendendo a redação oficial – o que é
- O manual de redação oficial
- A correção dos documentos oficiais: como iniciar e encerrar corretamente a correspondência; análise de introduções e fechos.
- Reforços linguísticos: paralelismo, viés negativo, redundância, concisão e ordem direta.
- Formas de tratamento usuais na correspondência oficial.
- E-mail também é documento: sua importância como transmissor da imagem institucional; a ética, a estética e o sigilo na sua elaboração.
- Abreviações: abreviaturas, siglas e símbolos – grafia correta; importância do seu emprego; distinção entre abreviatura e sigla.
- A identificação da assinatura e do cargo/função.
- Documentos usuais na correspondência oficial: ofício, atestado/declaração, despacho, ata/memória de reunião, portaria, requerimento, memorando, nota técnica, documentos circulares, nota técnica, parecer técnico, instrução normativa e ordem de serviço.
- Linguagem administrativa: formas redundantes, verdadeiro sentido das palavras, formas erradas x formas corretas, cacofonias, vícios de linguagem, expressões tautológicas.
- Cuidados quanto ao uso de jargões técnicos, estrangeirismos e linguagem corporativa.
- Análise de documentos institucionais.
As inscrições devem ser realizadas através do SIGRH, para isso é necessário que os servidores realizem o cadastro neste sistema.

