Jornada Pedagógica NUFAP/PROGRAD/UFBA 2025.1
Informações da Atividade de Capacitação
Nome da Atividade: Jornada Pedagógica NUFAP/PROGRAD/UFBA 2025.1
Tipo da Atividade: Oficina
Número de Vagas: 35
Carga Horária: 10h
Público - Alvo: Docentes da UFBA, efetivos ou substitutos
Período de Realização: 20/03/2025 das 10 às 12h (Live de Abertura) e Oficina Online das 14h as 17h.
21/03/2025 das 10h as 12h (Live Interetiva) e Oficina Online das 14h as 17h.
Dias: Quinta e Sexta ( Local Escola de Administração da UFBA, para os encontros presenciais)
Salas virtuais https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/apdu
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/forped
Período de Inscrição: De 11 a 18/04/2025, das 8h às 23h59.
Link de Inscrição: www.sigrh.ufba.
Divulgação dos inscritos: 19/03/2025.
Tipo da atividade: Lives e Oficinas.
Objetivo geral: Geral: Os docentes inscritos na jornada pedagógica deverão ser capazes de refletir criticamente sobre as questões relativas aos saberes pedagógicos, didáticos e tecnológicos, necessários à docência no ensino superior, com especial ênfase aos conhecimentos e saberes que dão sustentação às práticas pedagógicas na modalidade online e presencial e sobre a extensão universitária no currículo.
Objetivos específicos. Os alunos/docentes, ao escolherem e participarem de uma ou mais oficina oferecida durante a jornada, deverão ser capazes de:
procedimentos de estudo e pesquisa para discentes de graduação
aprender, vivencialmente, a trabalhar, de modo competente, a avaliação para a aprendizagem, de base formativa a partir dos dispositivo “portfólio”;
aprender, vivencialmente, a trabalhar, de modo competente, com jogos digitais na universidade; aprender, vivencialmente, a trabalhar, de modo competente, aspectos da motivação estudante para a aprendizagem;
aprender, vivencialmente, a trabalhar com questões relacionadas às relações étnico-raciais no contexto da sala de aula.
aprender, vivencialmente, a trabalhar com questões relacionadas à extensionalização do currículo; aprender, vivencialmente, a trabalhar com questões relacionadas às experiências imersivas no Ensino Superior.
aprender, vivencialmente, a trabalhar com questões relacionadas à Educação inclusiva.

