OFICINA COMUNICAÇÃO EM LIBRAS - TURMA 01

Nome da Atividade: OFICINA COMUNICAÇÃO EM LIBRAS - TURMA 01

Tipo da Atividade: Oficina

Carga Horária: 20 horas

Público Alvo: Servidores técnico-administrativos e docentes do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

Objetivos Gerais: Promover a capacitação dos profissionais do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia em relação aos direitos e necessidades educacionais especificas das Pessoas com Deficiência, de forma a aprimorar a prestação de assistência e serviços a esses indivíduos, viabilizando seu pleno acesso, inclusão e permanência no âmbito da instituição.

Objetivos Específicos: Fornecer, aos participantes, conhecimento em relação aos direitos e necessidades educacionais especificas das Pessoas Surdas; Fornecer, aos participantes, conhecimento a respeito da Educação do Surdo, enquanto público-alvo da Educação Especial, de acordo com o Decreto 5296/2004), com a Lei nº 12.764/2012, a Lei nº 10.436/2002 (Lei da Libras), e do Decreto 5626/2005.Fornecer, aos participantes, conhecimento prático inicial na COMUNICAÇÃO EM LIBRAS.

Conteúdos Programados:

O Processo de Comunicação com a Pessoa Surda

Histórico da comunidade surda

O que é LIBRAS?

Nome pessoal em Libras;

Alfabeto Manual;

Expressões não manuais.

Calendário: dias da semana e meses do ano

Saudações e cumprimentos;

Numerais: ordinais, cardinais, monetários.

Pronomes Pessoais e Possessivos;

Pronomes Interrogativos

Família.

Comunicação em Libras nos contextos educacionais Situações interativas/comunicacionais em ambientes de trabalho (atendimentos iniciais, solicitação de documentos, cadastros etc);

Sinais identificadores dos espaços da UFBA.

Comportamento em atendimentos, acompanhamento com membros da família e com intérpretes de Libras Situações interativas/comunicacionais no atendimento ao paciente surdo (médico, hospital, enfermeira, doença, dentre outros);

Abordagem emergencial em Libras.

Situações interativas/comunicacionais para atendimento ao público da instituição;

Situações interativas/comunicacionais em ambientes de trabalho a partir das funções de cada participante Simulação de tipos de atendimento.

Metodologia: Serão apresentados, de forma introdutória, aspectos históricos, sociais, educacionais e comunicacionais da comunidade surda. Em seguida, serão trabalhados, de forma prática, diversos aspectos comunicacionais da Língua Brasileira de Sinais, que viabilizem a comunicação com a população surda da unidade.

O curso será́ ministrado no formato presencial, através de exposições orais, debates, e atividades práticas.

As aulas serão expositivas, dialogadas em Português.

Serão utilizados recursos visuais (slides e/ou filmes) para facilitar o entendimento do conteúdo.

Apresentações individuais e/ou coletivas de práticas da LIBRAS.

Nome: OFICINA COMUNICAÇÃO EM LIBRAS - TURMA 01

Vagas para servidores: 20

Carga Horária: 20 horas

Atividades Realizadas: Presencialmente no Instituto de Letras