Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ministério da Gestão lança Programa de Desenvolvimento Inicial (PDI) para novos servidores federais

Começou no dia 10/06 o Programa de Desenvolvimento Inicial (PDI), formação obrigatória que marca o início de uma nova etapa do estágio probatório no serviço público federal. Destinado a servidoras e servidores recém-nomeados, o programa é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferecido em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A iniciativa apresenta uma trilha de desenvolvimento focada na construção dos princípios do serviço público e no fortalecimento de uma atuação comprometida com os valores democráticos e os resultados para a sociedade.

O PDI integra o novo modelo de estágio probatório aprovado pelo governo federal em 2025, que unifica diretrizes para toda a Administração Pública Federal. A reformulação estabelece um ciclo avaliativo mais robusto, com foco no desenvolvimento e na avaliação das competências, além de tornar obrigatória a participação em atividades formativas como requisito para aprovação.

O PDI tem como objetivo acelerar a adaptação dos novos servidores, fortalecer competências essenciais e garantir um início de carreira alinhado às demandas e valores da Administração Pública Federal. Além disso, promove a consolidação do ethos público, orientando a atuação com base em princípios éticos, democráticos e com foco nos resultados para o cidadão. O programa desenvolve competências transversais e específicas, indispensáveis para uma gestão pública integrada, equitativa e de visão sistêmica.

Ao comentar as mudanças, a ministra Esther Dweck destacou que a medida assegura maior equidade na preparação e avaliação dos servidores, reforçando o compromisso do Estado com uma gestão de pessoas estratégica e qualificada. “Queremos desenvolver um bom estágio probatório, para que seja, de fato, uma etapa determinante na efetivação da estabilidade dos servidores. Nós defendemos a estabilidade para aqueles que têm perfil, vocação e engajamento. Portanto, o estágio probatório precisa cumprir esse papel de preparar os servidores para a estabilidade. Essa etapa é essencial para valorizar os servidores e demonstrar a importância do trabalho que cada um realiza", enfatizou.

A formação está disponível na Escola Virtual de Governo e poderá ser realizada durante o expediente, mediante acordo com a chefia imediata. Os participantes deverão concluir todas as trilhas obrigatórias até o final do segundo ciclo do estágio probatório. Os servidores aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) fazem parte do grupo de novos servidores que precisam, obrigatoriamente, realizar a capacitação.

 

Estrutura

A Enap em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MGI), estruturou duas versões do PDI, uma voltada para cargos de nível superior e outra para cargos de nível intermediário.

O PDI voltado para cargos de nível superior conta com 280 horas distribuídos em seis eixos temáticos:

 

Integridade e ética no serviço público – 35h

 

Organização do Estado democrático de direito no Brasil – 55h

 

Políticas Públicas – 45h

 

Organização da Administração Pública Federal – 50h

 

Orçamento e finanças públicas – 60h

 

Desafios do Estado Brasileiro – 35h

 

O PDI voltado para cargos de nível intermediário conta com mais de 260 horas de capacitação, também distribuídas em seis eixos temáticos:

 

Gestão do conhecimento e comunicação – 85h

 

Letramento digital – 29h

 

Organização do Estado Democrático – 50h

 

Ética, integridade e acesso à informação – 57h

 

Desenvolvimento pessoal e liderança – 50h

 

Trilha optativa – carga horária mínima de 85h

 

Entre os temas abordados estão gestão documental, comunicação institucional, inteligência artificial, estrutura e funcionamento da administração pública, orçamento, integridade e enfrentamento ao assédio.

O PDI proporciona uma formação estratégica voltada para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como gestão de pessoas, comunicação eficaz e trabalho em equipe. Também contribui para que os novos servidores compreendam o funcionamento da administração pública federal, desde sua estrutura até os processos que impactam diretamente a sociedade, ao mesmo tempo em que reforça os princípios éticos e a importância da transparência nas ações administrativas. O programa valoriza a identidade do servidor como agente de transformação, comprometido com a construção de um país mais eficiente e justo.

 

Obrigatoriedade e prazos

A participação nas atividades do PDI é obrigatória para todos os servidores em estágio probatório que ingressaram a partir de fevereiro deste ano, conforme previsto na Instrução Normativa SGP/MGI nº 122/2025 de 21 de março de 2025. O desempenho será avaliado em três ciclos: aos 12, 24 e 32 meses, sendo a conclusão do programa condição indispensável para aprovação no estágio. Além do PDI, o MGI lançou em abril de 2025 o Caderno de Orientações para a Recepção de Novas Servidoras e Servidores. O documento oferece diretrizes para o acolhimento e integração dos recém-nomeados, desde a posse até a consolidação no cargo, e destaca o PDI como ferramenta central nesse processo.

Para saber mais, acesse a página do PDI no Portal do Servidor e consulte o material informativo preparado pela Enap.