PRODEP e PROAE promovem curso para Assistentes Sociais

O NUCAP/CDH/PRODEP, em parceria com a PROAE dá início às inscrições para o curso de Sistematização da Experiência Profissional do Serviço Social.

 O curso, voltado para profissionais do Serviço Social da UFBA, tem como objetivo instrumentalizar os/as participantes quanto a realização de atividades de sistematização da experiência profissional.

A carga horária total é de 48h, sendo 32h presenciais e 16 à distância. O período de inscrições inicia hoje (25/09) e se estenderá até o dia 02/10 ou até que se encerrem as vagas (30).

As inscrições devem ser realizadas pelo SIGRH. Para acessar o sistema clique aqui. Lembramos que as inscrições só podem ser realizadas após o cadastro no SIGRH. Caso ainda não esteja, acesse o sistema e efetue o cadastramento. 

Em caso de dúvidas, clique aqui e acesse o tutorial de cadastramento, e acesse também o tutorial sobre a realização da inscrição em curso de capacitação no sistema. Para acessá-lo, clique aqui

 

Abaixo o programa do curso:

03/10

08h - Mesa de abertura – Serviço social e assistência estudantil na conjuntura de refração de direitos

10h – Pesquisa sobre serviço social na educação e curso de extensão sobre serviço social

14h - Serviço social e processo de trabalho na educação

 

04/10

8h às 12h - Trabalho e educação no âmbito da tradição marxista. A perspectiva de produção de conhecimento a partir do trabalho. A expropriação do saber do trabalhador. Trabalho e experiência: dimensões conceituais. A sistematização da experiência na trajetória do Serviço Social. Concepções de sistematização no Serviço Social, na Educação e na Psicologia. A produção de conhecimento no Serviço Social pela via da sistematização da experiência profissional: limites e possibilidades.

13h às 17h - A sistematização como momento do trabalho profissional. Dimensão teleológica do processo de sistematização. A elaboração do plano de sistematização. Justificativa, eixos, objetivos, fundamentação teórica, procedimentos e formas de socialização. Principais instrumentos. Tarefa: elaboração do plano de sistematização.

 

05/10

08 h às 12h - Apresentação e comentários acerca dos planos enviados. O significado da sistematização da experiência nas equipes/setores envolvidos. O conhecimento que se deseja produz\ir e partilhar. O trabalho profissional em foco. Formas de abordagens do trabalho profissional. Perspectivas de análise gerais e particulares: 2 políticas sociais, cotidiano do trabalho, questões institucionais, condições de vida da população, temas sociais.

13h às 17h - Principais instrumentais de registro e reflexão do trabalho profissional: diário de campo, relatos, relatórios, planos e projetos. A produção do registro no cotidiano profissional articulado ao processo de reflexão e produção do conhecimento. A dimensão investigativa do exercício profissional. A descrição do trabalho profissional. A apreensão e suspensão do cotidiano institucional. Tarefa: elaboração de registros comentados sobre o trabalho profissional.

 

06/10

08 h às 12h - Apresentação e comentários acerca dos registros produzidos. O trabalho profissional em sua processualidade. Competências, atribuições, inscrição em processos de trabalho coletivo, mecanismos de avaliação e registro. Reflexões sobre o significado do trabalho profissional na esfera da reprodução das condições de vida e trabalho da população. Dimensões éticas e ideológicas do trabalho.

13h às 17h - O conhecimento sobre o trabalho e a partir do trabalho. A realidade social analisada a partir do trabalho. A reflexão teórica do fazer profissional em seus diferentes níveis: de alcance: institucional, intersetorial e o político. A incorporação da produção do conhecimento ao cotidiano profissional. Tarefa: organização da reflexão sobre a experiência profissional.