Programa de Capacitação para a Promoção da Igualdade Racial e de Gênero e do Respeito à Diversidade Sexual na Gestão Universitária (PRGD) - T1

Promover uma formação básica sobre os conceitos de raça, etnia, gênero e sexualidade, proporcionando a reflexão sobre as relações raciais e de gênero no ambiente universitário, e estratégias de enfrentamento ao racismo, sexismo e lgbtfobia institucional.

Presenciais
Carga Horária:
Local:
Sala 207. PAF V. Campus de Ondina
Calendário:
05/04 a 13/09/2016, aulas às terças-feiras, 8h às 12h
Curso:
PRGD - Turma 1
  • Gênero e Relações de Gênero na Gestão Universitária (40h): Movimentos sociais e a história do conceito de gênero e de relações de gênero. Gênero e relações de gênero nas organizações. As interfaces de gênero, raça, etnia e sexualidade. Sexismo e androcentrismo institucional. Assédio moral e sexual. Violência de gênero e contra a mulher. Estratégias de enfrentamento ao sexismo institucional.
  • Raça, Etnia e Relações Raciais na Gestão Universitária (40h): Movimentos sociais e a história do conceito de raça, etnia e relações raciais. Raça, etnia e relações raciais nas organizações. As interfaces de raça, etnia, gênero e sexualidade. Racismo e etnocentrismo institucional. Estratégias de enfrentamento ao racismo institucional.
  • A Gestão Pública e o Nome Social (20h): Gênero e Diversidade: discussões conceituais. Sexualidade: discussões conceituais. O Movimento LGBT: história e políticas para o respeito à diversidade. Estado laico e política de diversidade: nome social. Estratégias de enfrentamento à lgbtfobia institucional.